Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título GESTÃO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS HOSPITALARES: UM INCENTIVO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Autores
ÍTALO BRUNO BARBOSA SAMPAIO (Relator)
CHRISTIANA MARIA REIS BARROSO SOARES
KATIA PAULA SILVA
DJANE DE SOUSA RODRIGUES
ENEWTON ENEAS DE CARVALHO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Atualmente os hospitais públicos brasileiros vêm passando por uma grave crise de gestão, onde os recursos são mal gastos encarecendo os custos hospitalares. A gestão de qualidade significa atividade coordenada e envolve as ações de planejamento, documentação, avaliação e melhora contínua e nesse contexto, a atuação de trabalhadores e gestores é fundamental no processo para uma sistemática gestora de forma efetiva, eficiente e humanizada. OBJETIVO: Investigar a produção científica acerca da importância de uma gestão de qualidade nos serviços públicos hospitalares e incentivar os profissionais da saúde na implantação dessa gestão no seu local de trabalho. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período de junho a agosto de 2011. Baseou-se na pesquisa de artigos, teses de mestrado, monografias, livros e periódicos publicados no período de 2002 a 2010, disponíveis no SCIELO, LILACS e bibliotecas universitárias. Utilizou-se os descritores em Ciência da Saúde: “Gestão de qualidade”, “hospitais”, “saúde”, sendo localizadas vinte e oito referências, que após análise cuidadosa e seleção para o estudo reduziram-se em quatorze, os quais respondiam ao objetivo do estudo. As variáveis utilizadas abrangiam questões relativas ao periódico, ano de publicação e o local do estudo. RESULTADOS: Notou-se que a maioria das publicações retrata a realidade dos hospitais brasileiros e mostram que essa realidade ocorre, principalmente, pela carência de financiamento do sistema de saúde, deixando uma lacuna no que se refere à falta de gestão qualificada por parte dos gestores destas instituições. Com os achados possibilitou o agrupamento dos dados em duas categorias: “O atual seguimento público hospitalar brasileiro e a gestão de qualidade e incentivo profissional”. Além disso, a pesquisa mostrou que o principal periódico foi a Revista Administração em Saúde com 4 publicações (30%), o ano de 2010 com maior quantidade de publicações 3 (25%) e a grande maioria dos artigos eram do Sudeste do País. CONCLUSÃO: Faz necessário a conscientização da importância da implantação de uma gestão de qualidade a fim de reduzir gastos financeiros, proporcionar melhor uso dos recursos disponíveis, além de elevar o estímulo dos funcionários, incentivando-os na prestação de um trabalho qualificado com satisfação dos usuários.