Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NA PRÁTICA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
NATÁLIA PINHEIRO FABRICIO FORMIGA (Relator)
ADRIANA DE MORAES BEZERRA
PAULA LAYSA FREITAS SANTOS
LÍGIA PINHEIRO DE ALENCAR
MARIA DE FÁTIMA VASQUES MONTEIRO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
A literatura aponta que a SAE tem se tornado uma ferramenta eficiente para a prática assistencial de enfermagem, pois garante: qualidade na assistência prestada, organização do trabalho, maior autonomia aos profissionais e segurança aos clientes. Este método de trabalho constitui-se de cinco etapas (histórico, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação) inter-relacionadas e concomitantes, que visam prestar uma assistência integral ao cliente, conforme suas necessidades apontadas. Este método deve ser aplicado desde a graduação e implementado baseado em teorias, além do conhecimento científico, experiência e pensamento crítico do profissional. O presente estudo objetiva descrever a experiência na aplicação da SAE por acadêmicas a uma criança com celulite em um hospital pediátrico. Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritiva, realizado em um hospital municipal infantil na cidade de Juazeiro do Norte-CE. O estudo ocorreu de 09 a 12 de janeiro de 2012, foi acompanhada uma criança de 4 anos, sexo feminino, residente do próprio município, durante os estágios curriculares da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I. As estudantes aplicaram um roteiro sistematizado e adaptado à disciplina, que posteriormente foi adaptado e implantado pela instituição. Por meio dos dados colhidos (anamnese e exame físico), tornou-se possível a identificação e a aplicação do Plano de Cuidados para esta criança. Em seguida foram elaborados Diagnósticos de Enfermagem com base na NANDA (2009-2011), destacando-se o prioritário: Dor aguda relacionada a agentes lesivos biológicos, evidenciada por comportamento de proteção do MMII esquerdo, agitação, choro, mudanças no apetite e relato verbal de dor. Logo após foram traçadas as Metas e Prescrição de Enfermagem, esta norteou as ações de enfermagem desempenhadas pelas acadêmicas. Após a sua implantação e através dos registros diários, avaliou-se as ações desenvolvidas e observou-se melhora no quadro clínico da criança, estreitamento do vínculo acadêmico-paciente-profissional, organização da assistência e da própria equipe de enfermagem. A partir desta experiência conclui-se que a aplicação da SAE promove uma assistência holística, mais humanizada e organizada. Torna-se relevante a construção desses conhecimentos e aprimoração da prática, ainda na formação acadêmica, para que como futuros profissionais tenham raciocínio crítico, lógico e criativo para as diversas situações propostas pelo ambiente hospitalar.