Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título AÇÕES EDUCATIVAS NO PROCESSO DE PROMOÇÃO Á SAÚDE – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
KAIO DAKSON DA SILVA (Relator)
CINTHIA NARA ALVES
ANA SANTANA DOS SANTOS OLIVEIRA
CRISTYANNE SAMARA MIRANDA DE HOLANDA
LINDA KATIA OLIVEIRA SALES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
As práticas educativas em saúde no contexto da enfermagem é uma realidade cada vez mais presente nos serviços de saúde. Configura-se enquanto estratégia utilizada para enfrentar os problemas de saúde existentes, por meio da articulação entre o serviço e as redes sociais locais. As estratégias de promoção de saúde devem voltar-se para estilos de vida e condições sociais, econômicas e ambientais que determinam a saúde e qualidade de vida. É um instrumento de transformação social que propicia a reformulação de hábitos e aceitação de novos valores. Objetiva-se relatar a experiência da utilização de ações educativas realizadas por um grupo de acadêmicos do curso de graduação em enfermagem na Unidade Básica de Saúde da Família no município de Caicó-RN. A proposta intervencionista teve o aporte teórico e metodológico da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó. A ação foi realizada em uma creche municipal, adscrita no território de uma Unidade Básica de Saúde da Família no município de Caicó-RN, nos meses de março e maio de 2011. Observou-se uma significante participação dos sujeitos nas atividades, proporcionando a troca de experiências entre os pais-equipe de saúde-estudante de enfermagem. As ações educativas contribuíram para o aumento da procura pela consulta de Crescimento e Desenvolvimento, para o planejamento de ações educativas voltadas para a atenção a criança e para o fortalecimento do trabalho interdisciplinar entre UBSF e a creche municipal. É mister reafirmar a necessidade de que a educação em saúde esteja voltada para a realidade da população à qual se destina, sendo necessário ir ao encontro dos interesses do educando, oferecendo conteúdos e práticas que estejam em consonância com suas necessidades, proporcionando autonomia ao sujeito do cuidado. Assim, a participação dos indivíduos nas ações educativas mostra-se como método efetivo para aquisição e compartilhamento de informações, possibilitando à clientela a execução de práticas favoráveis a sua saúde e seu bem-estar. A inserção do acadêmico no ambiente real da assistência à saúde, o uso de metodologias ativas e estratégias educacionais, nas quais os estudantes assumem papéis ativos e aproximam o ensino às necessidades da comunidade. E que educar para a saúde implica ir além da assistência curativista, significa dar prioridade a intervenções preventivas e promocionais.