Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A MONITORIA EM ENFERMAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ASSISTÊNCIA PRESTADA AO IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
GIULIANE EMANUELLA DE AQUINO MAIA (Relator)
JOANA D'ARC DANTAS SOARES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
O estudo buscou desvelar aspectos sobre a monitoria e suas contribuições na prestação da assistência à saúde do idoso. No Brasil, são considerados idosos aqueles com idade a partir de 60 anos, eles requerem uma atenção maior no que diz respeito a qualidade de vida. Vendo isto entendemos a necessidade de uma boa qualificação profissional para que se possa oferecer uma assistência devida e humanizada a estes indivíduos em situações inóspitas. O curso de cuidador de idoso oferecido pelo no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC vem com este objetivo, de preparar pessoas para o cuidado domiciliar e/ou hospitalar na condição de acompanhantes. Assim, a monitoria de enfermagem contribui na formação dos futuros cuidadores no que se diz respeito a procedimentos técnicos que serão realizados diariamente, como: aferição dos SSVV, cuidados no banho, administração de medicamentos, cuidado com sondas vesicais, mudança de decúbito e troca de curativos. Diante do exposto buscou-se responder o seguinte questionamento: Como a monitoria das práticas de Enfermagem pode contribuir para a prestação de uma assistência eficiente ao idoso? Assim objetivou-se demonstrar a experiência do monitor/aluno de Enfermagem durante o auxílio nas aulas práticas à pessoas da comunidade inseridas em um programa ministerial formador de cuidadores de idosos. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de monitoria, desenvolvida para aprofundar os conhecimentos teóricos e melhorar as técnicas de assistência ao idoso, pelos alunos do ensino médio de escolas públicas inclusos no PRONATEC. A atividade foi desenvolvida na Escola de Enfermagem de natal/UFRN e ocorreu do mês de janeiro até o mês de março, no horário noturno. A referida experiência contribuiu para melhor entender o que é a prática de monitoria e quais os benefícios que ela pode trazer na assistência prestada à pessoa idosa, melhorando o ensino prático oferecido aos alunos do curso. Aos discentes foram oferecidas as oportunidades de estarem aprofundando os seus saberes sobre os cuidados diferenciados, com base na humanização e qualidade da assistência. O estudo nos proporcionou conhecer a importância da monitoria como uma ferramenta facilitadora para o desenvolvimento da teoria e da prática do aluno, porém não pode ser considerada como a única estratégia de facilitação, já que se faz necessário outros aspectos como: infra-estrutura, material adequado, além de um corpo docente envolvido no processo.