Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE:PREVENÇÃO DO BULLYING A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PUBLICA DE TERESINA- PI:RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DARLA RAQUEL PEREIRA OSORIO (Relator)
MARCIA MILÂNES DE ALMEIDA
ANA RAQUEL XAVIER MENESES
CAROLINE COÊLHO UCHÔA
CLAUDIA ERNESTO CAETANO VASCONCELOS
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência durante o estágio em uma escola pública de Teresina-PI, por meio da realização de práticas educativas em saúde. A prática e o conhecimento de educação em saúde são dependentes, estando intimamente interligadas com as práticas diárias na enfermagem, pois é histórico o papel do enfermeiro educador junto às famílias e a comunidade desenvolvendo ações educativas para promoção da saúde e prevenção de doenças. Atualmente a violência é caracterizada como um dos maiores problemas de saúde pública, e sendo esta considerada como qualquer ato que possibilite risco de lesão física, psicológica, social, cultural e espiritual às pessoas, grupos ou a comunidade, deve ser entendida como um dos maiores risco de agravos a saúde populacional. No novo contexto social destaca-se o bullying como um tipo de violência que vem sendo muito abordado por ter um maior número de incidência no ambiente escolar,tendo caráter extra ou intra-escolar, o mesmo pode causar lesões emocionais e comportamentais como, estresse, ansiedade, depressão, baixo rendimento escolar, diminuição da auto estima e até suicídio. Cabe aos profissionais enfermeiros o conhecimento e a capacidade de trabalhar desenvolvendo técnicas assistenciais tanto no ambiente hospitalar como na comunidade. O relato de experiência tem como objetivos desenvolver prática de educação em saúde para prevenção do bullying às crianças em uma escola pública e sensibilizar alunos e professores da importância de prevenir o bullying nas instituições de ensino. Através da disciplina tivemos a oportunidade de repassar conhecimento aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Teresina-Pi, cujo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é baixo. A prática foi realizada por graduandos do sexto período do curso de enfermagem, que por meio de visitas a instituição pôde-se conhecer a área física, os estudantes, os professores e a direção, e na visita subseqüente fez-se uma encenação sobre bullying, em que foi possível observar o aprendizado por parte dos receptores, que expuseram seus entendimentos sobre tema apresentado através de desenhos. Conclui-se que, ações de educação em saúde voltadas para as instituições de ensino exercem papel importante na formação pessoal e social de futuros cidadãos conhecedores da importância da educação em saúde para promoção e prevenção de doença.