Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CURSO DE GESTANTES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLA (ESF): RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ALLYNE KARLLA CUNHA GURGEL (Relator)
CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA
LORENA DE OLIVEIRA CASTRO
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: dados estatísticos revelam que 70% das mortes de recém-nascidos ocorrem por causas evitáveis, dentre elas, a falta de atenção adequada ao bebê e à mulher durante a gestação e o parto. Destarte, trabalhar ações educativas com as gestantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) representa uma conduta importante para a minimização deste problema. Objetivo: descrever as atividades educativas realizadas junto a um grupo de gestantes no âmbito da ESF. Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por profissionais envolvidos no processo de educação em saúde e por duas discentes do curso de Licenciatura Plena em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As atividades ocorreram no período de setembro a dezembro de 2011, com a participação das gestantes atendidas na USF Felipe Camarão II, localizada no município de Natal/RN. Realizaram-se 13 encontros semanais, durante o turno vespertino, no Conselho Comunitário do bairro. A avaliação era realizada semanalmente, mediante anotações das participantes nos diários das gestantes. Resultados: foram abordados diversos temas, tais como a importância das consultas de Pré-Natal, nutrição na gravidez, amamentação, trabalho de parto, parto, puerpério, e planejamento familiar. O número de participantes variou devido a fatores como desistência e complicações na gravidez que exigiam repouso, entretanto, constatou-se a presença de 14 delas no final do curso. Observou-se o aumento gradual do vínculo entre os facilitadores e as gestantes, as quais, em sua maioria, participavam ativamente, com troca de experiências e esclarecimento de dúvidas. A visita à maternidade do bairro promoveu interação com os profissionais do local e familiarização com a estrutura física da instituição, sendo considerado o momento mais apreciado. Os diários serviram como instrumentos para a retirada de dúvidas e nortearam os profissionais no planejamento de ações mais eficazes para os encontros subsequentes. Ademais, registrou-se também a alegria em estar grávida, a ansiedade, sobretudo das nulíparas, e a satisfação pelo aprendizado sobre como cuidar do bebê adequadamente. Conclusão: o curso representou uma estratégia eficaz para educação em saúde na ESF, visto que promoveu a participação ativa e esclarecimento de dúvidas acerca dos diversos temas abordados. O diário da gestante consistiu em uma ferramenta útil para orientar ações educativas, contribuindo assim para o aprendizado das participantes.