Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL EM GRUPO HIPERDIA DE UMA UBS NATAL/RN: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JAMERSON IZAQUE DE LIMA SANTANA (Relator)
CINTIA CAPISTRANO TEIXEIRA ROCHA
ISADORA COSTA ANDRIOLA
WANI FERNANDES PEREIRA
ROSIMEIRE FONTES DE QUEIROZ
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus (DM) são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Insuficiência Renal Crônica (IRC). No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas apresentam algum grau de insuficiência renal e aproximadamente 95 mil renais crônicos dependem de diálise ou transplante para sobreviver. A IRC caracteriza-se pela perda progressiva da capacidade renal e suas funções. Transformada em um problema de saúde pública, tem exigido o conhecimento por parte dos profissionais da saúde bem como adoção de ações educativas sistemáticas para prevenção. Objetivo: Informar os usuários Hiperdia, da importância da adesão ao tratamento e controle da HAS e DM como forma de prevenção da IRC e complicações. Metodologia: Ação Educativa em um grupo de hipertensos e diabéticos cadastrados no programa HiperDia em uma Unidade Básica de Saúde, Natal/RN. Usou-se a estratégia da roda de conversa, dinâmica de grupo e recursos audiovisuais, para uma melhor compreensão do tema abordado. Uma confraternização com degustação de frutas encerrou a ação educativa. Resultados: Na roda de conversas, identificamos os conhecimentos do grupo sobre o tema, as práticas de promoção à saúde e prevenção de agravos, tipos de tratamentos não farmacológicos, dentre outros. Os conceitos de HAS e DM foram abordados e suas principais complicações, assim como alternativas de tratamento para controle e prevenção destas doenças e da IRC. Esclarecemos dúvidas e mitos quanto às causas, consequências e tratamentos. Com a degustação de frutas sugerimos a adoção da prática da ingestão de alimentos saudáveis. As ações facilitaram a troca entre os participantes, promoveu uma maior compreensão do significado das doenças. Conclusão: A educação e saúde constitui-se uma prática imprescindível para a prevenção e controle de doenças crônicas possibilitando ao usuário o conhecimento sobre as doenças e a importância da adesão ao tratamento. A realização desta intervenção proporcionou uma maior cooperação e troca de saberes entre estudantes de enfermagem e usuários, contribuindo desta forma com nossa formação.