Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS ACOMPANHADAS NO PROGRAMA FOLLOW-UP NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA
Autores
TAMIRES MESQUITA DE SOUSA (Relator)
ALBERTINA AGUIAR BRILHANTE
ÉRICA OLIVEIRA MATIAS
NATÁLIA ASSUNÇÃO LEITE MAGALHÃES
FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA LIMA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Para a realização da assistência à criança é necessário que os profissionais da saúde compreendam que a faixa etária de zero a dois anos de idade, a qual corresponde o período do lactente, possui características específicas. Rápidas mudanças no desenvolvimento ocorrem durante os primeiros seis meses após o nascimento e influenciam por toda a vida. OBJETIVO: Avaliar o desenvolvimento das crianças acompanhadas no Programa Follow-up nos primeiros seis meses de vida. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo documental, retrospectivo e quantitativo, desenvolvido em uma maternidade-escola de referência localizada na cidade de Fortaleza-Ceará. A amostra constituiu-se dos prontuários de 89 crianças que atenderam aos critérios de inclusão propostos. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro e os dados foram coletados através de um formulário em forma de check-list. O estudo recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa sob Protocolo CEP/MEAC n°66/10. Os resultados foram compilados em tabelas e analisados a partir da analise descritiva. RESULTADOS: Os marcos de desenvolvimento analisados foram: abre e fecha os braços em resposta è estimulação (Reflexo de Moro); postura: barriga para cima, pernas e braços fletidos, cabeça lateralizada; olha para a pessoa que a observa, colocada de bruços, levanta a cabeça momentaneamente, arrulha e sorri espontaneamente; postura: passa da posição lateral para linha média e emite sons e balbucia. Em relação à análise dos marcos do desenvolvimento, percebeu-se que o desenvolvimento infantil das crianças acompanhadas no ambulatório de Follow-up não ocorreu de acordo com o que Ministério da Saúde considera apropriado. Apenas o marco do desenvolvimento olha para a pessoa que a observa ocorreu de acordo com o preconizado, em todos os outros marcos do desenvolvimento este percentual foi menor do que os 90% preconizados.Confirma-se assim a necessidade de um programa para acompanhamento e estimulação do desenvolvimento dessas crianças. CONCLUSÃO: Concluiu-se, portanto, que o desenvolvimento das crianças acompanhadas no Follow-up não ocorre de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Reforça-se a importância da elaboração de programas de intervenção eficazes a crianças consideradas em risco para atraso no desenvolvimento.