Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICA DAS ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM SOBRE O AUTOEXAME DAS MAMAS
Autores
ÂNGELA MARIA DE OLIVEIRA MOURA BRASIL (Relator)
NAYARA DE MOURA ALENCAR
SHEYLA DAYANA COELHO CAVALCANTI
TEREZA MARIA GOMES ARRAIS
DAYZE DJANIRA FURTADO DE GALIZA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: O autoexame das mamas (AEM) é recomendado para mulheres de todas as idades, pois além de ser um apoio na detecção precoce de um câncer em desenvolvimento, ele auxilia a mulher a conhecer o seu próprio corpo, em especial suas mamas, bem como a sua forma, cor, tamanho e aspecto da pele e do mamilo, facilitando assim a percepção de qualquer alteração. Além disso, é um exame de baixo custo, indolor e é de fácil realização, permitindo assim uma terapêutica eficaz, podendo prolongar a sobrevida da mulher e a prevenção de seqüelas físicas e emocionais. OBJETIVO: Avaliar a realização do autoexame das mamas pelas acadêmicas do curso de enfermagem. METODOLOGIA: Trata- se de um estudo exploratório, descritivo, de natureza quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida através do Inquérito CAP (Conhecimento, Atitude e Prática) com perguntas abertas e fechadas, que visou medir o que a população sabe, pensa e atua diante de um determinado problema. O estudo foi realizado com as acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, localizada no município de Picos- PI. Para o cálculo do tamanho da amostra, foi utilizada a fórmula para estudos transversais com população finita, obtendo ao final uma amostra de 83 acadêmicas. RESULTADOS: Apontaram que 20 (24,1%) acadêmicas realizam o AEM, 23 (27,7%) não realizam o referido exame e 40 (48,2%) afirmam realizá- lo esporadicamente. Dentre os motivos para a não realização do exame destacam-se: falta de curiosidade 2 (2,4%), por não achar importante 1 (1,2%), por considerar – se fora de perigo 2 (2,4%), por não conhecer a técnica 3 (3,6%), por falta de interesse 5 (6%), por esquecimento 2 (2,4%) e por negligência à saúde 1 (1,2%). CONCLUSÃO: Conclui- se que a maioria das acadêmicas não realizam o AEM ou realizam esporadicamente, tendo como principais motivos para a não realização: não conhecer a técnica e falta de interesse. Sugere- se que o grupo de docente crie campanhas de incentivo para que estas acadêmicas possam entender que, praticando o AEM elas estarão aprimorando seu conhecimento técnico científico, além de que estarão cuidando de sua própria saúde, já que apesar de jovens, também podem ser acometidas pelo câncer de mamas.