Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Autores
DANNYLO FERREIRA FONTENELE (Relator)
MARCOS RONAD MOTA CAVACALNTE
LUCIANA LÉDA CARVALHO LISBOA
LUIS FELIPE CASTRO PINHEIRO
MARIA ISIS FREIRE DE AGUIAR
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A prática da monitoria no contexto educativo data de longo tempo e se define como processo pelo qual alunos auxiliam alunos na situação ensino-aprendizagem. A regulamentação da função de aluno/a monitor/a, no Brasil, deu-se pela Lei Federal n.º 5.540, de 28 de novembro de 1968, que fixa normas de funcionamento do ensino superior e institui em seu artigo 41 a monitoria acadêmica. Nos últimos anos, com o desenvolvimento do pensamento pedagógico de orientação crítico-progressista, os procedimentos monitorais vêm ganhando espaço no contexto da realidade educacional das instituições de educação superior. Na disciplina de Semiologia tem o objetivo de proporcionar ao aluno a possibilidade de ampliar seu conhecimento em Exame Físico, despertando seu interesse para a docência e desenvolvendo suas aptidões e habilidades no campo do ensino e da pesquisa. OBJETIVOS: Relatar a experiência de monitores da disciplina de Semiologia no processo de ensino-aprendizagem de alunos do Curso de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência da monitoria em Semiologia de alunos Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, além de revisão bibliográfica sobre a importância da prática da monitoria na formação acadêmica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Refletir sobre a aprendizagem é, sobretudo, indagar sobre a natureza e a variedade de aprendizagens a que estamos expostos, as variáveis e mecanismos que interferem no processo, as propostas que pensadores e teóricos encontraram para explicá-las e incrementa-las. Na análise das falas de monitores e na própria vivência, observou-se uma sincronia no sentido da monitoria como um instrumento de complemento da formação acadêmica. Os monitores desenvolvem atividades sistemáticas, como: atividades práticas de laboratório e clínica junto aos alunos nos horários extra-classe, em atendimento do tipo “plantão de revisão”, auxílio nas atividades de planejamento, organização e avaliação da disciplina, participação de grupo de pesquisa, entre outros. Para Teodoro e Vasconcelos (2003), a aprendizagem é um processo natural inerente à condição do ser vivo e à necessidade de sobrevivência. É pela interação com o meio, que os organismos, tanto os mais simples como os mais complexos, processam informações que permitem identificar os estímulos do meio interno ou externo, e preparar respostas adequadas à informação descodificada. CONCLUSÕES: A partir deste estudo, evidencia-se a importância da monitoria.