Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM TEÓRICO PRÁTICA EM UNIDADE HOSPITALAR
Autores
LUZICLEIA TAVARES DE SOUSA (Relator)
CARLA LORENNA FERREIRA DE ALBUQUERQUE
ELYZYANE PEREIRA DO NASCIMENTO COSTA
LIANA OSÓRIO FERNANDES
JOSÉ WICTO PEREIRA BORGES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
A utilização do portfólio no processo de ensino-aprendizagem possibilita ao estudante oportunidades para refletir, diagnosticar as suas dificuldades, auto-avaliar o seu desempenho e auto-regular a sua própria aprendizagem. As vantagens do uso do portfólio são: o desenvolvimento pessoal e grupal; o desenvolvimento de competência de planejamento e da capacidade de pesquisa; a valorização do trabalho do outro e a objetivação da avaliação. Objetivamos relatar a utilização do portfólio, suas vantagens e contribuição para o ensino aprendizagem, teórico e prático em uma unidade hospitalar. Esta análise utiliza o método descritivo na forma de relato experiência, e foi desenvolvido em um hospital regional de Floriano-PI, no setor de Clínica Médica, no período de Outubro a Novembro de 2011, durante os estágios da disciplina Enfermagem em Saúde do Adulto. A estruturação e organização do portfólio foi realizada em três eixos: descrição das impressões diárias do processo ensino aprendizagem, descrição das atividades de enfermagem realizadas, descrição da fisiopatologia e farmacologia das doenças trabalhadas. Foram vivenciados vários casos clínicos (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), Cirrose Hepática, Insuficiência Cardíaca Congestiva e Rompimento de Varizes Esofágicas), onde foi descrito a fisiopatologia de cada um para compreensão da instalação e progressão de cada patologia citada. Buscávamos descrever e compreender os determinantes sociais das doenças e a carga simbólica que trazia para a vida dos sujeitos. Foram descritas as atividades realizadas e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), o que permitiu uma abordagem de cuidados abrangente e adequados para cada caso específico, com os referenciais da NANDA, NIC e NOC, e Carpenito. Dentre os principais diagnósticos de enfermagem elaborados e instituídos, estavam relacionados aos domínios de atividade/repouso, eliminação, conforto, promoção da saúde, nutrição, percepção, cognição, segurança e proteção. A utilização do portfólio como ensino aprendizagem, permitiu a construção do conhecimento de forma reflexiva, contribuindo para a união do aprendizado prático ao teórico no passo que reuniu as informações necessárias para a tomada de decisões de forma objetiva, dando subsídios para o desenvolvimento do aprendizado com experiências inovadoras e duradouras.