Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA ESF: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
TALITA MARIZ ROCHA (Relator)
JEANE FÉLIX DANTAS
ILDONE FORTE DE MORAIS
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
A disciplina Estágio Curricular Supervisionado – ECS IV é ofertada no 9º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio grande de Norte (UERN), Campus Caicó, tem como finalidade possibilitar ao aluno a conformação da autonomia, através dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas ao longo do curso, nos processos de trabalho de enfermagem, como também, proporcionar experiências de articulação ensino/trabalho através de participação efetiva na produção dos serviços de saúde. Tem como objetivo relatar as experiências vividas pela discente nos quatro meses de estágio da disciplina ECS na Estratégia Saúde da Família – ESF em Caicó/RN. Trata-se de um relato de experiência da discente do 9º período do Curso de Enfermagem frente ao estágio em uma ESF da cidade de Caicó/RN ocorrido entre os meses de novembro de 2011 a março de 2012. Tal experiência proporcionou a discente aproximação e vivência dos processos de trabalho do enfermeiro no âmbito da ESF, com ênfase para o assistir/intervir, gerenciar e ensinar/aprender, proporcionou também o conhecimento dos perfis epidemiológicos da comunidade e seus determinantes; a vivencia das práticas de educação em saúde e aproximação com as fragilidades e potencialidades do SUS/ESF. Durante o período de estágio, a discente realizou a consulta de enfermagem no acompanhamento e desenvolvimento infantil, pré natal e puerpério, citologia oncótica, acompanhamento de pacientes com tuberculose, hanseníase, hiperdia e demanda livre sob a supervisão do enfermeiro do serviço. Realizou educação em saúde com os homens do bairro sobre câncer de próstata e Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, visitas domiciliárias, manipulação das fichas do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB e implementou uma proposta de intervenção interdisciplinar com os hipertensos e diabéticos. O estágio foi primordial para o desenvolvimento da autonomia da discente, uma vez que proporcionou a vivência com situações problema da ESF e do processo de trabalho do enfermeiro, além da identificação e reflexão sobre os determinantes do processo saúde doença, contribuindo desta forma com processo de formação acadêmica do futuro enfermeiro crítico/reflexivo e atuante. Dentre os desafios encontrados destacam-se o sucateamento dos serviços públicos que reflete na ESF, fragmentação dos processos de trabalho e a articulação ensino/serviço ainda deficiente.