Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título QUALIDADE DO ATENDIMENTO NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA AOS IDOSOS DE SANTA CRUZ/RN
Autores
CLÁUDIA JANIELE BATISTA FONSÊCA (Relator)
FÁBIA BARBOSA DE ANDRADE
LUANNI RAYSSA DE MEDEIROS SOUZA
ANNA LAURA SOARES DE OLIVEIRA
FÁDILA LARICE ARAÚJO DA COSTA GÓIS MELO
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O envelhecimento populacional vem sendo discutido e acompanhado por medidas que se destinam a proteger os idosos, e a segurar seus direitos como cidadãos cada vez mais presentes nas sociedades mundiais. A promoção da qualidade de vida das pessoas idosas na abordagem do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, é uma necessidade urgente e representa grande desafio para a formulação e implementação das políticas públicas e para a sociedade de maneira geral. Objetivo: Discorrer sobre a relação entre os profissionais de saúde da atenção primaria e os idosos que frequentam a Unidade Saúde da Família (USF). Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem exploratória, ancorada no relato de experiência por meio de atividades extensionistas com 74 idosos cadastrados na USF de um dos bairros da cidade de Santa Cruz-RN. Utilizamos as bases de dados da BVS, SCIELO, LILACS e MEDLAINE, para subsidiar nossa discussão. Resultados: Após analise dos dados empíricos junto aos 74 idosos, sobre a atenção do profissional com relação aos idosos estudados. Quando a consideração dos idosos sobre os profissionais serem responsáveis por sua saúde 43,2% (32) responderam que algumas vezes, seguido de 32,4 (24) sempre, e 9,5 (7) raramente; em relação ao profissional compreender as necessidades dos idosos 45,9 (34) responderam que algumas vezes, seguido de 35,1% (26) sempre, e 14,9% (11) frequentemente; no tocante a atenção dos profissionais dá atenção para que os idosos falem de seus problemas 41,9% (31) responderam que sempre, seguido de 37,8% (28) com algumas vezes, e 17,6% (13) com frequentemente. Conclusão: Quando maior a relação profissional- cliente maior será o conhecimento dos profissionais sobre a sua clientela, isso implica até na facilidade na prestação do serviço prestado, pois, já se tem conhecimento do que mais acomete aquela população e quais as suas dificuldades em busca de uma assistência de qualidade.