Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título O PORTIFÓLIO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DO CONHECIMENTO NA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA EM COMUNIDADES
Autores
ANNA LAURA SOARES DE OLIVEIRA (Relator)
CLÁUDIA JANIELE BATISTA FONSÊCA
JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIO
LAIANA CARLA PEREIRA GOMES
STELLA CRISANTO PONTES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino universitário encontra-se embasado em uma prática centrada no aprendizado acumulativo de conceitos e técnicas, na fragmentação de saberes, desenvolvido em sua maior parte em ambientes fechados e isolados como salas de aulas e laboratórios. Assim, as universidade deveria atuar em conjunto com rede serviços/comunidade, na formação dos profissionais de saúde, onde os ambientes de aprendizagem não deveriam apenas ser baseados nas estruturas hospitalares, mas, também, em ambientes próximos às comunidades; propondo um ambiente interdisciplinar e multiprofissional. OBJETIVO: Analisar os portfólios como instrumento para uma percepção de como o conhecimento esta disseminando na vida acadêmica dos discentes da UFRN/FACISA. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativo realizado na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi- FACISA. Feito um levantamento dos dados através de pesquisa documental, a partir de 9 portfólios de aprendizagem, que são registros semanais dos estudantes da respectiva disciplina, correspondendo ao semestre 2012.1. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Nos relatos analisados verificamos a presença de reflexões acerca da vivência extramuros da universidade; o despertar para a realidade social; a interação com o contexto social; as lições aprendidas e o contato interdisciplinar. Sendo um instrumento dinâmico para o acompanhamento do processo ensino/aprendizagem através dos registros criativos das experiências e desenvolvimentos individuais, permitindo conhecer as potencialidades e fragilidades dos estudantes. A vivência como um fator presente nos relatos fica explicito que a cada momento que os discentes visitam a comunidade, eles fortalecem o vinculo entre a comunidade-serviço-universidade. CONCLUSÃO: Comparando-se com os métodos tradicionais de avaliação o portfólio pode acentuar melhor o desenvolvimento e aprendizado do estudante através de experiências acadêmicas e pessoais. Percebendo que essa prática pedagógica emancipadora possa melhorar o processo de ensino/aprendizagem, possibilitando desenvolver a interação entre a universidade-serviço-comunidade proporcionando uma formação cidadã aos estudantes, pois a universidade não pode se desligar totalmente dos problemas do contexto social em que ela está inserida.