Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ASSITÊNCIA DE ENFERMAGEM AO BINÔMIO MÃE-FILHO: UMA VIVÊNCIA DA TEORIA
Autores
GABRIELA DA COSTA SOARES (Relator)
ALINE MAIANE SILVA DOS SANTOS
RODRIGO ARAGÃO DA SILVA
WENYSSON NOLETO DOS SANTOS
BARBARAH ALBANO NEIVA EULÁLIO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Extensão universitária trata-se do relacionamento entre a teoria e a prática, ou seja, faz com que o conhecimento ultrapasse as salas de aula, indo além, permitindo o aprendizado também pela aplicação, fazendo e praticando (SILVA, 1997), permitindo ainda que o conteúdo aprendido seja aplicado e disseminado à comunidade, provendo assistência e serviços. O projeto de enfermagem prestado à mulher no ciclo gravídico-puerperal e ao binômio mãe/filho, realizado na Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada em Teresina, Piauí consiste em orientações e acompanhamento às gestantes, puérperas e família no tocante aos primeiros cuidados destinados ao recém-nascido, enfatizando a importância do aleitamento exclusivo até o sexto mês, compromisso com o calendário vacinal infantil preconizado pelo Ministério da Saúde, realização das triagens neonatais e cuidados gerais com o recém nascido. Esse trabalho objetivou relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão Assistência à Mulher no Ciclo Gravídico-puerperal e ao Binômio Mãe/filho, ressaltando sua importância na vida acadêmica. Trata-se das percepções e aprendizado, enquanto discentes de enfermagem, adquiridos na vivência do projeto de extensão ofertado pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí, Novafapi e Maternidade Dona Evangelina Rosa no período de janeiro a junho de 2012. Durante a vida acadêmica, é notória a carência do discente com a prática, falha essa muitas vezes percebida no primeiro emprego, onde o recente profissional apresenta dificuldades de abordagem com o cliente. O projeto de extensão vivenciado proporciona um contato direto com o paciente a cada plantão, possibilitando dia após dia mais experiência e segurança em lidar com pacientes, família e trabalho em equipe, juntamente com os demais profissionais da instituição. A oportunidade mostrou-se uma forte aliada na carência apresentada nos currículos, tornando-se uma alternativa satisfatória ao inserir no campo de atuação ainda enquanto discentes, além de viabilizar amadurecimento para a vida profissional, desenvolvendo um senso de responsabilidade e humanização na assistência prestada.