Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICAS EDUCATIVAS NO COMBATE A DENGUE NA ÓTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
RAQUEL RAIZA FERREIRA DE FRANÇA (Relator)
ADRÉA CÍNTHIA FERREIRA DE MENEZES
GISLANE BERNADINO DE FREITAS
MARIA FRANCISCA COSTA DA SILVA
RAQUEL FONSECA DE MESQUITA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O trabalho foi realizado como pré-requisito da disciplina Processo Saúde Doença da Criança e do Adolescente, as atividades foram desenvolvidas por discentes do 5º período do curso de Enfermagem. O interesse partiu da necessidade da comunidade, mediante os altos índices de dengue no município de Mossoró-RN. Objetivos: O trabalho objetivou auxiliar no desenvolvimento da educação em saúde para crianças de um a cinco anos, através de uma atividade lúdica para que as mesmas obtivessem informações acerca da proliferação, disseminação, prevenção do mosquito vetor. Metodologia: O mesmo foi realizado na Unidade de Educação Infantil Edna Lima Moura Falcão, no dia 19 abril de 2011, através de uma peça teatral sobre a dengue, evidenciando o uso do lúdico em chamar atenção e desperta o interesse das crianças dessa faixa etária. A atividade foi construída em torno de metodologias lúdicas, pelo fato que a abordagem de determinados assuntos com crianças assim, terá um melhor resultado. Discursão: O transcorrer deste trabalho permitiu-nos compreender que o lúdico é significativo para a criança transformar o brincar em trabalho pedagógico experimentando como mediadores, o verdadeiro significado da aprendizagem, bem como permitir conhecer temas que relacionam educação e a saúde. Tendo em vista ser influente para estimular a vida social e o desenvolvimento construtivo da criança. Resultados: Acredita-se que as reflexões em relação ao trabalho serviram para que os infantes obtivessem informações acerca da proliferação, disseminação, prevenção do mosquito vetor, bem como a transmissão e a profilaxia da doença, evidenciado pelas respostas positivas das crianças as perguntas ao final da apresentação. Tal experiência nos revelou a necessidade de continuar aprendendo e de refletir sobre o que pensamos e fazemos acerca do aprender, ensinar na educação infantil. No mais se acredita que as crianças se tornaram propagadoras da mensagem entre familiares e coleguinhas, ressaltando ser essa a principal recompensa pelo trabalho desenvolvido.