Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PREVALÊNCIA DE DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM ADOLESCENTES DE ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE
Autores
FERNANDA CAVALCANTE BRAGA (Relator)
RAFAELLA CRAVEIRO DE FREITAS
MARÍLIA BRITO DE LIMA
NATÁLIA ASSUNÇÃO LEITE MAGALHÃES
PATRÍCIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite cronológico da adolescência está entre 10 e 19 anos. Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, no qual ocorrem várias mudanças no desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social. Um lugar importante pra o desenvolvimento da identidade pessoal e de grupo desse adolescente é a escola. Este local reúne diversidade de conhecimentos, atividades, regras e valores e é habitado por conflitos, problemas e diferenças, colocando adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Identificar diagnósticos e intervenções de enfermagem através da anamnese e exame físico é necessário para a prevenção de doenças e promoção da saúde com intuito de direcionar o cuidado e visualizar o adolescente de forma holística. O objetivo do trabalho foi relatar diagnósticos e intervenções de enfermagem mais prevalentes entre adolescentes em escola municipal de Fortaleza-Ce. Tratou-se de estudo descritivo-transversal com abordagem quantitativa desenvolvido no período de setembro e outubro de 2011, a amostra foram 11 adolescentes com faixa etária de 10 a 15 anos e matriculados no 4º ano. Utilizou-se formulário para avaliação do desenvolvimento biopsicossocial do adolescente. O formulário era composto de dados de identificação, perguntas sobre aspectos biopsicossociais, baseadas nos 13 domínios da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) e campo para preenchimento de possíveis diagnósticos e intervenções de enfermagem. As informações foram compiladas e organizadas na forma de gráficos. O estudo foi realizado de acordo com a Resolução nº 196/96. Os diagnósticos mais encontrados foram: processos familiares disfuncionais, risco de trauma, nutrição desequilibrada: mais do que as necessidades corporais, risco de violência direcionado a outros, risco de vínculo prejudicado, risco de baixa autoestima situacional, disposição para o autoconceito melhorado e risco de nutrição desequilibrada: mais do que as necessidades corporais. Intervenções mais realizadas: orientar diálogo e convívio em família, orientar alimentação saudável, estimular comportamento cordial e aconselhar sobre segurança. Através da identificação dos diagnósticos e definição de intervenções de enfermagem nos adolescentes o enfermeiro tem capacidade de realizar um plano de cuidados individualizado e proporcionar qualidade de vida a esse público-alvo.