Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE AUTOEXAME DAS MAMAS COM MULHERES EM SALA DE ESPERA
Autores
KATIA BARBOSA FRANCO (Relator)
IZAILDO TAVARES LUNA
NAIANNY RODRIGUES DE ALMEIDA
MORGANA WELLYN CARVALHO SAMPAIO
LUANA APARECIDA JORGE CAMPOS DE MORAES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O câncer de mama configura-se como segundo tipo mais frequente de neoplasia maligna entre as mulheres, respondendo por 22% de casos novos a cada ano. A detecção precoce do câncer de mama diminuem as metástases e aumenta a sobrevida das pacientes afetadas. Dentre os métodos que identificam precocemente o tumor, um dos mais importantes, que pode ser realizado pela mulher, é o autoexame das mamas (AEM). Diante deste panorama, o enfermeiro com o intuito de colaborar em ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama precisa incluir nas ações diárias, propostas educativas junto à comunidade para estimular a prática do autoexame entre as mulheres com vista a promover a saúde e prevenir o câncer mamário. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante intervenção educativa junto a mulheres na sala de espera sobre autoexame das mamas. Metodologia: Trata-se de relato de experiência, realizado por acadêmicas do Curso de Enfermagem, integrantes do PET-Saúde, da Universidade Federal do Ceará. A atividade foi realizada, em julho de 2011, em um Centro de Saúde da Família (CSF), no município de Fortaleza-CE. Participaram da ação educativa 09 mulheres que aguardavam consulta ginecológica em sala de espera. A estratégia educativa durou aproximadamente 50 minutos e foi dividida em dois momentos. No primeiro momento, utilizou-se um álbum seriado, com figuras ilustrativas para abordagem do assunto e em seguida utilizou-se a prótese mamária para simular o AEM. Resultados: Durante a intervenção educativa as mulheres mostraram-se bem participativas e levantaram questionamentos sobre o tema. No decorrer da estratégia as acadêmicas realizaram simulação do AEM na prótese mamária e algumas das mulheres se voluntariaram a fazer o exame na prótese. Este momento proporcionado pelo clima de total interação e participação entre as mulheres e as acadêmicas foi valioso, pois algumas das participantes relataram que não estavam fazendo o AEM de forma correta e após a participação na ação educativa aprenderam como realizar o autoexame de forma correta. Conclusão: Ao final, observou-se que a vivência entre ensino-serviço possibilitou desenvolvimento de intervenção direcionada às necessidades da população, contribuindo para a formação profissional direcionada ao cuidado integral e humanizado. Percebeu-se ainda, que o enfermeiro tem papel fundamental na educação em saúde, atuando como educador e estimulando a adesão da população no processo do autocuidado.