Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO BÁSICO NO PROCESSO DO CUIDAR EM ENFERMAGEM
Autores
LIANE MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (Relator)
BETÂNIA MARIA ARAÚJO RODRIGUES DOS SANTOS
CAMILA CRISTINE DE MORAES SOARES
MAYRA DE OLIVEIRA BARROSO
NAYARA LUIZA RIBEIRO MUNIZ
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Durante o processo de adoecimento e hospitalização, a atenção da equipe de saúde dirige-se essencialmente para a doença e não para o indivíduo doente. Assim, a individualidade de cada paciente é silenciada, não havendo espaço para um cuidado que reconheça seus medos, inseguranças, preocupações, necessidades, ou mesmo que garanta a participação do paciente como um indivíduo autônomo, que tenha a liberdade de expressar o que sente e pensa sobre a sua condição de ser doente. Desse modo, os profissionais de enfermagem devem utilizar a comunicação como instrumento para humanizar o cuidado, dialogando com o paciente visando esclarecer dúvidas quanto ao seu tratamento, exames diagnósticos ou procedimentos clínicos, minimizando a ansiedade causada pela sua condição de passividade imposta pela doença e hospitalização. O ato de comunicação é fundamental para o desenvolvimento do trabalho dos enfermeiros junto à equipe e a pacientes atendidos nas instituições e para a transmissão de uma informação universal. Objetivo: Destacar a comunicação como instrumento básico no processo do cuidar em enfermagem ao paciente hospitalizado. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico da literatura brasileira por meio de busca nas bases de dados Medline, LILACS, na plataforma SCIELO. Resultados: Com base na literatura pesquisada, identificou-se que o enfermeiro considera a comunicação como um instrumento indispensável ao desempenho profissional, fazendo com que a informação chegue ao seu destino de forma clara evitando possíveis dúvidas, tanto no que se refere à equipe multiprofissional quanto ao paciente; garantindo assim a segurança em todos os processos da assistência. Entretanto, na atualidade, a enfermagem lida com uma dura realidade, o processo de comunicação entre os profissionais e destes com os pacientes é restrita ao fazer, ou seja, e cumprimento de tarefas e ordens médicas. Conclusão: É desafio para a enfermagem a mudança do paradigma de que, no contexto hospitalar brasileiro, a comunicação do enfermeiro com o paciente está limitada ao cumprimento de seu papel instrumental. É importante que todos os profissionais de enfermagem saibam que a comunicação constitui-se como um componente fundamental do tratamento, possibilitando-os prestarem uma assistência de qualidade.