Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PROMOÇÃO DA INTEGRALIDADE: VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS EM VISITAS DOMICILIÁRIAS
Autores
AMANDA SOARES DA SILVA (Relator)
LOURIVAL GOMES DA SILVA JÚNIOR
RENATA ORSANO RODRIGUES
ANA BEATRIZ SOUSA NUNES
KÉLLYA RHAWYLLSSA BARROS LUZ
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A visita domiciliária realizada pela enfermagem inclui um conjunto de ações voltadas para o atendimento, tanto educativo como assistencial. Através dela, são avaliadas as condições ambientais e físicas em que vivem o indivíduo e sua família, visando, entre outros aspectos, a aplicação de medidas de controle nas doenças transmissíveis ou parasitárias e, principalmente, a educação. Além disso, a visita domiciliária é uma estratégia de interação potencialmente capaz de contribuir, no âmbito da Atenção Primária, para o atendimento integral. OBJETIVO: Objetivou-se relatar experiências de visitas domiciliares realizadas por acadêmicos nos domicílios de um bairro da cidade de Picos-PI. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca de visitas domiciliares realizadas no período de abril a maio de 2012, em uma área adscrita de uma Unidade Básica de Saúde de Picos-PI, durante as aulas práticas da disciplina Saúde Pública. Nas visitas, os acadêmicos de enfermagem eram acompanhados por um profissional da Estratégia Saúde da Família ou pela professora da disciplina. RESULTADOS: As visitas domiciliares possibilitaram detectar fatores sociais e familiares, influenciadores no processo saúde-doença. Foi observada a estrutura familiar e do domicílio; realizadas orientações sobre alimentação adequada, prevenção de doenças infecto-parasitárias. A escuta foi exercida possibilitando uma conduta que contemplasse a realidade. As visitas proporcionaram um aprimoramento das atividades do enfermeiro, bem como auxiliaram na reflexão sobre um pensar e fazer em enfermagem, acerca do cuidado que é prestado. CONCLUSÃO: A visita domiciliar possibilita adentrar na realidade dos usuários, permitindo que as orientações quanto à promoção da saúde e prevenção de agravos fossem realizadas respeitando o contexto social. Para a construção da integralidade faz-se necessário que a atuação dos profissionais não esteja limitada ao modelo biomédico, mas que se considerem os fatores biopsicossociais e espirituais na promoção, prevenção, cura e reabilitação da saúde.