Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título “SAÚDE EM CENA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LILIANE THEREZA CASER (Relator)
JULIANA GONÇALVES AZEVEDO
LÍCIA BARBOSA HENRIQUES
MARTA PEREIRA COELHO
DANIELLI ALTOÉ CAPUCHO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O ato de divertir-se oportuniza as vivências às vezes inocentes e simples da essência lúdica de crianças, possibilitando assim o autoconhecimento de suas responsabilidades e valores, a troca de informações e experiências corporais e culturais, por meio das atividades de socialização. A partir disso, surge o interesse de praticar ações de educação em saúde com crianças, através de encenação teatral possibilitando que estas crianças ampliem seus conhecimentos sobre o seu corpo e previnam doenças com bons hábitos de higiene. OBJETIVO: Relatar a experiência vivida por acadêmicos de Enfermagem no projeto de extensão “Saúde em Cena”. METODOLOGIA: Estudo de abordagem qualitativa e descritiva, do tipo relato de experiência. Este trabalho descreve as experiências vividas por acadêmicos de Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo junto ao projeto de extensão “Saúde em Cena”, realizado mensalmente com crianças de 0 a 5 anos nos Centros Educacionais Infantis Municipais, em São Mateus, norte do estado do Espírito Santo, por meio de atividades lúdicas e educativas em saúde onde são utilizados apresentações teatrais. RESULTADOS: As atividades consistem na apresentação de um teatro, onde de forma divertida e simples é apresentado às crianças a importância de lavar as mãos antes de comer e após usar o banheiro, tomar banho, lavar a cabeça, estar sempre com os pés calçados e brincar em lugares limpos. Durante a apresentação e fantasiados de lombriga, piolho, sapato, chuveiro e pia, realizam-se encenações temáticas acompanhadas de músicas para que ganhem mais animação. Ao final da encenação, são apresentados cartazes ilustrativos sobre os hábitos de higiene mostrados no teatro, que ficam colados nos corredores da escola para que sejam vistos diariamente e até mesmo utilizados pelos professores como suporte de ensino das praticas de saúde e higiene. Diante disso, o projeto tem despertado em nós acadêmicos de enfermagem, a importância de propiciar um momento harmônico e descontraído às crianças, a fim de estabelecer maior dinamicidade nas práticas de educação em saúde. CONCLUSÃO: O lúdico aliado ao educativo na área da saúde é um importante canal de comunicação com o universo infantil, trazendo assim fácil entendimento e efetivo aprendizado pelas crianças.