Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADAS PARA OBTENÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE CÂNCER DE MAMA
Autores
MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO CARVALHO SILVA (Relator)
ARIANE PIRES VELOSO
GEOVANNY GUILHERME BEZERRA MAGALHÃES
ÁLLAMY DANILO MOURA E SILVA
IZABEL CRISTINA FALCÃO JUVENAL BARBOSA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Nas últimas décadas, o câncer de mama tem sido um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo, por ser o segundo tipo mais frequente de câncer representando,aproximadamente 22% de casos novos a cada ano.Objetivou-se com a pesquisa identificar as principais fontes de informações utilizadas pelas mulheres da cidade de Floriano-PI para obterem conhecimentos a respeito do câncer de mama.Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de caráter quantitativo, realizado nas unidades básicas de saúde, entre o período de outubro a dezembro de 2011, com amostragem de 80 mulheres que procuravam o serviço de saúde, durante a realização das oficinas de capacitação intitulada “Um toque pela vida: ações de promoção da saúde mamária em mulheres do município de Floriano-PI”. Realizou-se a coleta por meio da aplicação de um questionário que considerava dados socioeconômicos, fatores de risco, hábitos saudáveis de vida e nível de conhecimento, respeitando os preceitos éticos da resolução 196/96. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Piauí, sob o número de protocolo: 0214.0.045.000-11. Os resultados encontrados demonstraram que das fontes utilizadas pelas mulheres à televisão foi o principal meio de obtenção de conhecimento com 38% das respostas, independente do nível escolaridade e da renda mensal. Em seguida, vieram às palestras 34%, escolas e técnicos em enfermagem 13%, panfletos e folhetins 6%, os serviços de saúde 6% e o conhecimento popular 3%.Frente ao exposto, conclui-se que dentre as fontes de aquisição de informação, a televisão, emergiu como um veículo de tecnologia de informação e comunicação mais utilizada para obtenção de conhecimentos sobre o câncer de mama. Percebe-se que apesar dessas mulheres terem alguma informação sobre essa doença, as mesmas não são efetivamente eficazes, uma vez que, os dados levantados apontaram uma taxa de 64% de desconhecimento sobre possíveis fatores de risco que predispõem a essa doença. Acrescenta-se que a mídia tem um papel relevante na divulgação de informações sobre a neoplasia mamária, os fatores de riscos, os hábitos de vida saudáveis e as ações de detecção precoce. Além disso, é notório e tem maior impacto quanto se utiliza de artistas conhecidos para as campanhas de divulgação. Fato este, que demonstra a necessidade de disponibilização de informações mais precisas como forma de tornar as atividades de prevenção e detecção desse tipo de câncer mais favorecedora á saúde da mulher.