Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título O SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA VISÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LUADJA KELLY DE ALMEIDA OLIVEIRA (Relator)
ERLANE OLIVEIRA DA NÓBREGA
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ
MAÍLE RAIAHA GUIMARÃES MOURA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O suporte básico de vida (SBV) é importante, uma vez que ele é responsável por proporcionar os cuidados imediatos que devem ser prestados ao paciente, e consequentemente contribuir positivamente para salvar a vida e melhorar o prognóstico do indivíduo, a fim de minimizar as possíveis sequelas causadas pelo acidente. Esses cuidados podem ser prestados por leigos ou profissionais, daí outra importância em se entender o SBV. Sendo assim, optou-se por esse tema devido à necessidade de esclarecimento existente, para toda a população, uma vez que por sermos seres humanos estamos vulneráveis a situações de risco, inclusive crianças e adolescentes que foram à população alvo. OBJETIVOS: analisar o nível de conhecimento e entendimento dos professores do ensino fundamental sobre o SBV, uma vez que as crianças e adolescentes estão propensos aos acidentes. METODOLOGIA: Pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, realizada na Escola Municipal Libânia Lopes Pessoa, localizada no Município de Itajá- RN. Foi utilizado um questionário semi estruturado aplicado aos professores do ensino fundamental para subsidiar a coleta de dados e analisados a luz do referencial teórico de análise de conteúdo. RESULTADOS: Sobre o SBV nenhum dos sujeitos souberam responder com clareza a pergunta feita, mas ao incentivá-los dando dicas do que seria tal fato, eles puderam participar mais, trazendo noções (apesar de vagas) sobre o referido tema. Em seguida, ao colocar em questionamento situações de urgência e perguntar-lhes o que seria feito em tais casos, percebeu-se o despreparo dos entrevistados com relação à prestação dos primeiros cuidados necessários para o caso em questão. CONCLUSÃO. Observou-se que os professores tem dificuldades frente a possíveis situações de urgência, onde se faz necessário o uso do suporte básico de vida. Percebendo-se a necessidade de um trabalho educativo para que assim, eles adquiram o conhecimento, estando aptos para ocasiões em que se faça necessário o uso do mesmo.