Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título O DESAFIO DE APRENDER SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ÍNGRID KATIANNE MARQUES ARAÚJO (Relator)
ALINE DE LIMA CABRAL
JULIANA MARTINS DE MENEZES
NADJARA MARCIELE DO NASCIMENTO SILVA
LUCIANE PAULA BATISTA ARAÚJO DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A rede de Atenção Básica é caracterizada por um conjunto de ações de saúde, que envolvem a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. Nesse nível de atenção, destaca-se a Estratégia Saúde da Família, entendida como uma reorientação do modelo assistencial, a partir da implantação de Equipes Multidisciplinares nas Unidades Saúde da Família (USF). Em nossa realidade, esse cenário tem servido como um dos espaços para a realização das práticas de acadêmicos do 4º período do curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus santa Cruz. OBJETIVOS: Descrever a experiência vivenciada durante as práticas de Semiologia e Semiotécnica da enfermagem no contexto da Saúde da Família. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, referente às aulas práticas do componente curricular Semiologia e Semiotécnica da enfermagem, do Curso de Enfermagem da UFRN, campus Santa Cruz, RN, desenvolvidas no mês de Maio do ano de 2012. RESULTADOS: Foram desenvolvidas atividades relacionadas à Semiologia e Semiotécnica da enfermagem, tanto na USF como no domicílio de alguns usuários, por meio de Visitas Domiciliárias (VD) que contavam com o apoio da equipe de saúde da família da referida unidade. Assim, os discentes tiveram a oportunidade de praticar algumas técnicas básicas essenciais para o desenvolvimento das habilidades e competências requeridas na formação do enfermeiro, tais como: aferição de sinais vitais (Pressão Arterial, Temperatura, Pulso, respiração e dor), medidas antropométricas, anamnese e exame físico, sendo esses dois últimos realizados durante as VDs. Sabemos que, para a realização do exame físico é necessário ter um ambiente limpo, organizado, privativo, confortável e com boa iluminação, o que nem sempre é encontrado nos domicílios e poderia representar uma dificuldade em realizar tal cuidado. No entanto, com esta experiência percebemos que mesmo quando as condições ambientais parecem impor barreiras é possível realizar um cuidado de qualidade, preservando o indivíduo no seu lar, favorecendo assim o conforto e bem estar. CONCLUSÃO: As práticas de Semiologia e semiotécnica realizadas em uma USF e sua área adscrita, foram de grande importância para a nossa formação acadêmica, pois através destas, conseguimos conciliar teoria e prática por meio da implementação de todos os ensinamentos obtidos nas aulas teóricas e nas aulas de laboratório.