Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE HANSENÍASE EM SALA DE ESPERA
Autores
SÂMIA ASSUNÇÃO DE OLIVEIRA (Relator)
PAULA SACHA FROTA NOGUEIRA
ANDRÉA PINHEIRO DA ROCHA
LIANA FERNANDES SILVA CIDRACK
ANA RÉGILA TELES PIRES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, que acomete principalmente pele e nervos periféricos, sendo considerado um problema de saúde pública Mundial. O número de casos vem diminuindo, mas ainda a doença não foi eliminada. O Brasil detém o segundo lugar no mundo em número absoluto de casos, só perdendo para Índia, sendo cerca de 47.000 casos novos detectados a cada ano. Um indicador desta tendência ao controle da doença foi a detecção de 30.298 casos novos em 2011, mostrando uma redução de 15% em comparação com 2010. Nesse contexto, medidas de educação em saúde constituem uma importante ferramenta para identificação de casos novos, ou, até mesmo, para estimular a adesão ao tratamento. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante a elaboração e o desenvolvimento de atividade de educação em saúde sobre hanseníase com pacientes em sala de espera. Metodologia: Foi desenvolvida uma atividade de educação em saúde com 20 pacientes em sala de espera de um Centro de Saúde da Família (CSF) de Fortaleza-CE, como atividade proposta da disciplina de saúde pública II. A atividade iniciou-se através de questionamentos sobre a patologia no intuito de avaliar o grau de conhecimento dos participantes. Em seguida, realizou-se uma demonstração de imagens contidas no álbum seriado de hanseníase do Ministério da Saúde, seguida de uma explanação a cerca dos aspectos inerentes à patologia como sinais e sintomas, cuidados com os comunicantes, orientação para o autocuidado com a pele, uso correto da medicação, bem como as consequências do abandono do tratamento e a importância do comparecimento à unidade de saúde. A atividade teve duração de aproximadamente trinta minutos, encerrada após uma dinâmica na qual os pacientes respondiam perguntas sobre o assunto, contribuindo para fixar o aprendizado. Resultados: A estratégia mostrou-se efetiva, pois se obteve participação dos pacientes, sendo percebido forte interesse pelo tema, onde foram esclarecidas dúvidas. Percebeu-se a predominância de mitos sobre a doença, como por exemplo, a necessidade de isolamento do paciente e a transmissão por contato. Conclusão: Constatamos que a metodologia aplicada foi eficaz, pois gerou um ambiente confortável para o aprendizado e para elucidações de dúvidas. Contribuiu também para o crescimento profissional e pessoal de cada acadêmica.