Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título REVISÃO DA ENFERMAGEM SOBRE AS DIFICULDADES NA INTERAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autores
JULIANA TEIXEIRA NUNES (Relator)
FLÁVIA XIMENES VASCONCELOS
JULIANA VIEIRA FIGUEIREDO LIMA
MORGANA MARIA DA SILVA LIMA
ÁGATHA AILA AMABILI DE MENESES GOMES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
As desordens do espectro autista incluem um grupo de desordens que caracterizam os transtornos invasivos do desenvolvimento (TIDs), os quais têm início precoce e normalmente acarretam prejuízos nas áreas da comunicação, comportamento e interesse dos indivíduos, ou seja, têm impacto na socialização. Entre os TIDs mais comuns estão o autismo e a síndrome de Asperger, duas classes de transtornos marcadas, sobretudo na infância, por comportamentos estereotipados e prejuízos nas áreas da interação social. Entretanto, os dois transtornos diferenciam-se pela ausência, neste último, de sintomas no desenvolvimento da linguagem, bem como de qualquer retardo na aquisição da mesma ou deficiência em habilidades cognitivas e de autocuidado. O objetivo do presente estudo foi identificar o conhecimento disponível sobre as dificuldades vivenciadas por crianças portadoras de Autismo ou Síndrome de Asperger durante o convívio em meio social. Foi realizada revisão integrativa da literatura nas bases de dados SCIELO e LILACS utilizando-se os descritores: “Autismo”, “Autismo infantil”, “Síndrome de Asperger”, “Comunicação social” e “Interação social”. Foram incluídas pesquisas publicadas de 2002 a 2011. Os resultados permitiram a formação de uma amostra de quinze artigos, que puderam ser classificados em cinco grupos de acordo com o foco das pesquisas, que permeiam desde o fornecimento das características neurobiológicas até o estudo do desempenho social, comunicativo e cognitivo em crianças com TID. A avaliação crítica e a síntese das evidências disponíveis sobre o tema investigado possibilitaram tanto a constatação de características importantes do desenvolvimento da criança que são determinantes em seu desempenho social, como também, o embasamento teórico para a identificação de lacunas que direcionam para o desenvolvimento de futuras pesquisas na área da enfermagem psiquiátrica.