Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A DIMENSÃO ÉTICA NA MUDANÇA DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Autores
ANA ALINE MATOS DE MEDEIROS (Relator)
TATIANE ISABELA DE ARAÚJO
LIZANDRA TALYEZE DE SOUTO COSTA
NATHACIA ALMEIDA LIMA
CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O momento atual vivenciado pela saúde no Brasil em exigindo novos sujeitos sociais, formas de prestação de serviços e maneiras de formar os profissionais da área. Nesse sentido foram implantadas em 2001 as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Enfermagem (DCNENF). As DCNENF exigem uma educação mais flexível, crítica, e que busque respostas aos desafios da atenção à saúde da população. Nesta nova conformação do processo de ensino/aprendizagem, é necessário que os atuais e futuros enfermeiros-professores, desenvolvam competências que os possibilitem a pensar e agir com ética e ousadia. Para isso, o ensino a respeito da Ética não deve centrar-se exclusivamente na disciplina de ética profissional, presente no currículo de graduação dos diversos cursos do país. O aprendizado ético não pode ser estrito a uma disciplina. OBJETIVO: Descrever a importância da mudança no processo de formação do enfermeiro, a partir da dimensão ética. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, através de artigos indexados nas bases de dados eletrônicas SciELO - Scientific Electronic Library Online e BVS- Biblioteca Virtual em Saúde, nos últimos 5 anos, utilizando os descritores ética, educação em enfermagem e enfermagem. Inicialmente, foram encontrados 24 artigos e selecionados, a partir da leitura criteriosa dos resumos, 6 artigos científicos, sendo realizada sua análise posteriormente. RESULTADOS: A nova proposta de trabalho acadêmico abrange uma ressignificação do trabalho docente, relacionado com uma responsabilidade ético-social. Essa mudança não pode ser pautada apenas em ações pedagógicas voltadas para a dimensão instrumental. É necessária a apresentação do valor ético, para assim surgir uma formação profissional em que o educando desenvolva a consciência crítica sobre vida, possibilitando-lhe refletir sobre os diversos apelos com os quais se confronta ao longo de sua trajetória profissional. Isso implica na utilização dos princípios éticos que norteiam o processo de formação do enfermeiro: beneficência-não maleficência, autonomia, responsabilidade, liberdade, alteridade, solidariedade e justiça. A dimensão ética na formação do enfermeiro fundamenta-se na construção de um pensamento crítico da sociedade e no desenvolvimento da capacidade de reflexão. CONCLUSÃO: Dessa maneira a intencionalidade da mudança embutidas nas DECENF circunscreve um fazer ético voltado para a capacidade de interligar o cuidado técnico com o cuidado ético.