Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título QUEIXAS TÉCNICAS ASSOCIADAS AOS PRODUTOS DE SAÚDE E CONTROLE DE QUALIDADE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autores
ISYS PENEDO DE MATOS (Relator)
JAMYLLE LÚCIA PORTO MACIEL
MARIA HELIANA ALENCAR DA COSTA
ADRIANA SOARES MOREIRA
REBECA PINA SIMÃO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O controle de qualidade dos produtos de saúde consumidos e/ou utilizados nos hospitais se constitui em um dos elementos mais importantes para o desempenho seguro da atividade hospitalar. O desafio das últimas décadas tem sido a prestação de serviços de assistência à saúde que possa garantir o mínimo de risco para o paciente e para a equipe de profissionais envolvida no seu atendimento, com baixo custo hospitalar. Entende-se por controle de qualidade dos produtos de saúde todo o conjunto de ações técnicas e/ou administrativas capaz de assegurar a seleção, aquisição, recebimento, aceitação e uso de qualquer produto médico, diagnóstico, terapêutico ou preventivo, dentro das normas de segurança e qualidade necessárias para atender aos princípios da conformidade, eficácia e efetividade. OBJETIVO: Descrever as queixas técnicas associados aos produtos de saúde no Hospital Universitário João de Barros Barreto através do Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (NOTIVISA). METODOLOGIA: Pesquisa descritiva, retrospectiva de abordagem quantitativa realizada no período de setembro de 2011. Foram examinadas 50 notificações, de caráter voluntário sendo identificadas a partir das seguintes variáveis: tipo de queixa; tipo de produto notificado; descrição do desvio apresentado, tipo de profissional notificador. Os dados foram agrupados em tabelas e gráficos e analisados conforme abordagem utilizada na metodologia da pesquisa quantitativa. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Dentre estas notificações de queixa técnicas relacionadas aos produtos de saúde, o grupo de artigo médico-hospitalar foi a mais predominante, seguido de queixas técnicas de medicamentos. Com relação aos profissionais notificadores a equipe de enfermagem realizou 80% das notificações, seguido de 20% do profissional farmacêutico. Pelo estudo foi possível classificar as notificações em dois grupos: queixas técnicas de artigo médico-hospitalar e medicamentos. Sendo o primeiro mais frequente. Os tipos de ocorrências se caracterizaram por suspeita dos desvios de qualidade tanto para medicamento como artigo médico-hospitalar. Acredita-se que as notificações são relevantes para gerar um indicador de qualidade, e até mesmo garantir melhores produtos de saúde no mercado e mais segurança para os pacientes e profissionais de saúde.