Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título IMPLEMENTANDO A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
NATASHA KÊNIA MACIEL DO NASCIMENTO (Relator)
FERNANDA CASSIANO DE LIMA
GABRIELLA DE ABREU CANDIDO
PRYCILLA KAREN SOUSA DA SILVA
TAHISSA FROTA CAVALCANTE
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é a dinâmica das ações sistematizadas e interrelacionadas, que viabiliza a organização da assistência de enfermagem. Representa uma abordagem ética e humanizada, dirigida à resolução de problemas, atendendo às necessidades de cuidados de saúde do paciente. No Brasil é uma atividade regulamentada pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, constituindo uma ferramenta de trabalho do enfermeiro. Sendo o enfermeiro um profissional que detém um saber teórico e prático, o seu processo de formação acadêmica deve passar, obrigatoriamente, pelo ensino teórico e das habilidades práticas necessárias à sua formação, o que ocorrerá nos campos de estágios. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência dos graduandos de enfermagem sobre a implementação da sistematização da assistência de enfermagem. Trata-se de relato de experiência de discentes do VI período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, referente a experiências vivenciadas em estágios curriculares da disciplina de Semiologia e Enfermagem no Processo de Cuidar I, realizada em hospitais situados na Região do Cariri, Ceará. O acadêmico de enfermagem, em seu primeiro contato com o paciente, sente-se temeroso, ansioso e inseguro e ao mesmo tempo, disposto a ajudar e ser útil a um cliente que precisa de seus cuidados. Nesta perspectiva, a utilização do processo de enfermagem permite a vinculação da teoria à prática, promovendo um cuidado holístico ao paciente. Quando se observa o cliente, e não apenas a sua doença, pode-se aproximar de suas emoções, seus medos, angústias e suas reais necessidades, conhecer seus hábitos e referências, individualizando o cuidado. Os docentes que estimulam os alunos a implementarem o raciocínio clínico e diagnóstico os quais competem ao enfermeiro para a execução do seu processo de trabalho, favorece o aprendizado. Como dificuldades vivenciadas destacamos a inexperiência clínica, o estabelecimento da comunicação efetiva com o cliente e a execução das etapas do raciocínio diagnóstico. Embora haja um movimento em direção à SAE, nem todos os profissionais estão mobilizados para sua implementação, principalmente em função da formação que tiveram enquanto acadêmicos. Não obstante, temos convicção de que a transformação da prática profissional e dos modelos assistenciais tem grande dependência do direcionamento que as universidades dão à formação dos profissionais de saúde.