Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES DE ESCOLA CEARENSE SOBRE OFICINA EDUCATIVA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
Autores
EVELINY SILVA MARTINS (Relator)
GEYSA MARIA NOGUEIRA FARIAS
CARMEM CINTRA DE OLIVEIRA TAVARES
DANIELLA BARBOSA CAMPOS
LORENA FALCÃO LIMA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
O planejamento familiar é definido como um acolhimento materno-infantil, tendo informações repassadas não só para o casal, mas para a população de forma geral e tem como objetivo controlar o número de filhos por famílias sendo uma prevenção primaria de saúde que oferece aos usuários, amplas informações sobre o processo e a amostra de métodos contraceptivos para sua melhor adesão. É importante que pais, educadores e profissionais da saúde estejam abertos e capacitados para dialogar e orientar os jovens, sendo importante o esclarecimento sobre cuidados antes da iniciação sexual e o conhecimento dos métodos contraceptivos. Objetivou-se analisar a percepção dos adolescentes sobre o Planejamento Familiar. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em fevereiro de 2012, em forma de oficina educativa com 32 adolescentes e adultos jovens entre 15 e 27 anos do ensino médio de uma Escola da rede estadual na Secretaria Executiva Regional VI em Fortaleza/CE. Os adolescentes analisados eram solteiros, moravam com os pais e somente quatro moravam com o companheiro. Questionamos se já ouviram falar sobre planejamento familiar e cinco adolescentes disseram que nunca ouviram falar, 27 afirmaram que já obtiveram essa informação através da escola, de meios de comunicação e por meio dos postos de saúde. Sobre importância do planejamento familiar, eles responderam que serve para planejar melhor o futuro da família; trazer conhecimento e aprendizado; prevenir gravidez não planejada e doenças e é importante para a saúde no sexo. Sobre a ida para consulta de planejamento familiar e o que foi abordado, somente duas meninas disseram que haviam frequentado relatando que na consulta obtiveram informações sobre o uso do preservativo e da pílula. Dentre os meninos, um aluno disse já ter participado, sendo abordadas as doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Sobre que métodos achavam mais seguros, 29 alunos disseram que era o uso da camisinha, uma pessoa afirma que a injetável é mais confiável, um participante alega que qualquer método é seguro e somente um não soube informar. Evidenciou-se que houve interesse, pela maioria dos adolescentes sobre o tema, principalmente quanto ao uso dos métodos contraceptivos abordados no planejamento familiar. Demonstraram conhecimento satisfatório em relação às consultas de planejamento familiar. A escola estabelece ambiente adequado para implementação de ações educativas e favorece espaço de discussão e troca de experiências.