Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO BÁSICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ANA KARLA DANTAS PINHEIRO (Relator)
CAROLINA ARAÚJO BARBOSA
ELISABETE OLIVEIRA COLAÇO
ROBERTA LIMA GONÇALVES
SHEILA MILENA PESSOA DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Atenção Básica tem um papel fundamental para com a saúde da população, por ser a porta de entrada do paciente para o sistema de saúde e onde possibilita uma maior interação entre indivíduo e saúde, devido à possibilidade da equipe de saúde de conhecer o estilo e hábitos de vida, cultura e posição social de cada membro de uma determinada população. OBJETIVO: Considerando que a reflexão sobre a prática oferece subsídios para o delineamento de ações em saúde pautadas na qualidade e humanização da assistência em saúde/enfermagem durante o cuidado à mulher na consulta ginecológica e da consulta de pré-natal, este artigo, objetiva relatar a experiência acadêmica durante as aulas práticas do Componente Curricular Saúde da Mulher. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir das aulas práticas em Saúde da Mulher, do Curso de Enfermagem, do Centro de Ciências e da Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande. As aulas foram realizadas no mês de Abril de 2012, na Unidade Básica Saúde da Família (UBSF) São Januário I, Campina Grande - PB. As atividades desenvolvidas envolveram consultas clínicas e de educação em saúde na área gineco-obstétrica. RESULTADOS: Os acadêmicos desenvolveram atividades com uma abordagem integral a mulher, com ações em saúde voltadas à detecção precoce do câncer de colo e mama, do cuidado pré-natal, assim com o acompanhamento nas demais necessidades humanas como segurança, conforto, cidadania, entre outros. Além disso, buscou-se dinamizar o trabalho, fomentando a escuta ativa e os espaços de discussão durante atividades educativas na sala de espera. Apesar do curto período, percebemos a satisfação das usuárias e o aumento pela procura do atendimento prestados pelas/os estudantes de enfermagem sob orientação docente, consequência da relação de confiança estabelecida entre usuária e discentes sob supervisão da docente. CONCLUSÃO: As aulas práticas foram fundamentais para o processo de formação e reflexão dos discentes sobre a lógica ainda hegemônica de atenção à saúde, no qual a eficiência técnica e a racionalidade nos serviços de saúde são mais valorizadas em detrimento de considerar aspectos que também devem está inerentes a assistência de enfermagem, como a solidariedade, o respeito e a ética na relação entre profissionais e usuários. Considerando os princípios da humanização da assistência à saúde, estas características são complementares rumo às conquistas da qualidade no atendimento à saúde.