Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA
Autores
VANESSA DA SILVA DOURADO (Relator)
SUZAN KIRLLA FERNANDES LIRA
ALANNA GAMA DE ANDRADE
VINICIUS LINO DE SOUZA NETO
LUCIANA DANTAS FARIAS DE ANDRADE
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A constituição dos aspectos epistemológicos administrativos na enfermagem deu-se a partir da necessidade de organizar os hospitais, sendo assim, os profissionais de enfermagem deverão estar aptos a tomarem iniciativas, fazendo o gerenciamento e administração, tanto da força de trabalho, quanto dos recursos físicos e materiais da informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde. OBJETIVO: Descrever a importância do gerenciamento em enfermagem frente à assistência na atenção secundária e terciária da saúde. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa integrativa sobre a temática no período de abril à maio de 2012, focando artigos científicos, como também, outras obras relevantes e atualizadas nas bases de dados Scielo, Bireme e Lilacs. RESULTADOS: O enfermeiro tem sido o responsável pela organização e coordenação das atividades assistenciais dos hospitais e pela viabilização para que os demais membros da equipe de enfermagem e áreas afins atuem com qualidade. Para o desenvolvimento da competência administrativa e gerenciamento, são considerados alguns conhecimentos específicos que auxiliam no processo de planejamento, como, a tomada de decisões, interação e gestão de recursos humanos. Dessa forma, chama atenção que, na área da enfermagem, o gerenciamento tenha sido historicamente incorporado como função laboral do profissional, uma vez que a enfermagem moderna já trouxe a figura da “lady nurse” (senhora enfermeira) para desempenhar estes aspectos administrativos enquanto as “nurses” (enfermeira) assumiam a assistência direta ao paciente no tocante à execução de procedimentos, garantindo disciplinas nos currículos que direcionassem a uma formação “mínima” em termos de liderança, tomada de decisão, gestão de materiais e recursos humanos, justificando, muitas vezes, um desempenho satisfatório deste trabalhador da saúde frente aos demais. CONCLUSÃO: Como a maioria das competências apontadas pode ser caracterizada como aptidões gerenciais que contribuem para o desempenho do enfermeiro tornam-se a mola mestre parte deste processo. O presente estudo descreve a importância da gestão realizada pelo profissional da “Arte do Cuidar” no âmbito da atenção secundária e terciária, ressaltando que todo esse arcabouço gerencial terá reflexo no processo de melhora assistencial ao cliente.