Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A VISITA DOMICILIAR COMO UMA TECNOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ALINE MATIAS DE ARAÚJO CORCINO (Relator)
WANESSA CRISTINA TOMAZ DOS SANTOS BARROS
HÉLLYDA DE SOUZA BEZERRA
ANA RAFAELA DANTAS DOS SANTOS
ILANNA DANTAS COSTA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O Programa Saúde da Família considera a visita domiciliar uma tecnologia de interação no cuidado à saúde, uma vez que permite o conhecimento da realidade vivida pela comunidade. Nesse contexto, o ensino da Enfermagem deve seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem que recomendam a formação com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando integralidade da atenção e a qualidade do atendimento do indivíduo e da comunidade. Assim, o processo de ensino-aprendizagem na enfermagem ainda está diante do desafio de modificar a atenção individual e hospitalocêntrica para uma prática coletiva, voltada para as famílias e comunidade. Objetivo: Descrever a experiência de vivenciar o aprendizado da Semiologia de enfermagem, tendo como contexto a visita domiciliar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido durante as atividades práticas da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Santa Cruz. Resultados: Durante a realização das visitas domiciliares, teve-se a oportunidade de desenvolver atividades como a anamnese, realizando-se identificação, investigação sobre a história da doença atual, perfil de saúde pessoal e familiar, antecedentes patológicos e questões sobre hábitos de vida; O exame físico, utilizando as técnicas propedêuticas de inspeção, palpação, percussão e ausculta, a verificação dos sinais vitais e o levantamento de diagnósticos de enfermagem. Além de cuidados técnicos, vivenciou-se a criação/fortalecimento de vínculos entre discentes, docentes, usuários do SUS e profissionais do serviço. Como exemplo, tem-se o aprendizado para observação das condições de vida e seus condicionantes no processo saúde doença e principalmente a capacidade de percepção da linguagem não-verbal, contribuindo para a construção de um cuidado mais humanizado, comprometido com competências técnicas e habilidades humanescentes. Conclusão: A realização de cuidados de enfermagem durante a visita domiciliar trouxe experiências significativas na formação, pois fundamentaram os conhecimentos teóricos estudados em sala de aula. Além disso, a aproximação com a realidade das famílias fortalece o compartilhamento de saberes entre academia e sociedade, a criação de vínculos, a consolidação de um olhar ampliado das necessidades dos indivíduos e comunidade, orientando assim novas práticas de atenção saúde.