Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título JOVENS CONSTRUINDO SABERES NA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM COMO PRATICA SOCIAL - UM RELATO DE EXPERIENCIA
Autores
MÁRCIA MARIA LIRA DE MESQUITA (Relator)
MARILIA STEFANI SOUZA DE MENEZES
ZEUNYANNA AZEVEDO SILVA
GILDEMBERTON RODRIGUES DE OLIVEIRA
SUZANA CARNEIRO DE AZEVEDO FERNANDES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A atual conformação do mundo requer dos indivíduos qualificação e preparo para competir com igualdade no mercado de trabalho. Os avanços tecnológicos, a comunicação, os meios de produção são utilizado de forma global, permitindo ao mundo o conhecimento de novas culturas e a disseminação de informação em escala mundial. A inclusão dos sujeitos nesse processo passa por diversas dificuldades, a má distribuição de renda intensifica a desigualdade social, falta de moradia, de saúde de qualidade e educação que busque a autonomia do indivíduo. OBJETIVO: Discutir a importância da enfermagem em pensar estratégias para a promoção da cidadania, uma vez que saúde também é ter acesso à educação, emprego e qualidade de vida. METODOLOGIA: O projeto foi pensado a partir de uma captação da realidade na Escola Antônio de Souza Machado, Mossoró – RN, onde foram vistos os principais problemas enfrentados pelos alunos. O público-alvo foi constituído por adolescentes que estudam o oitavo e nono ano do ensino fundamental, com faixa etária oscilando entre 12 e 16 anos. A partir do conceito de educação em saúde que orientou a prática educativa, o grupo elencou instrumentos metodológicos a serem trabalhados, como os jogos didáticos, dinâmicas, brincadeiras, dramatizações e a utilização de recursos de exposição de áudio e vídeo. RESULTADOS: Durante a realização das atividades, os adolescentes mostraram-se apreensivos com os temas, estes argumentaram que a mídia explora apenas a sexualidade, faltando incentivar a educação como parte fundamental da vida dos adolescentes. Voltando-se para perspectiva de futuro consideramos o ponto alto de nossas ações, o conhecimento das oportunidades disponíveis pelas instituições: Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda (FUNGER), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que possibilitaram aos mesmos o despertar para a construção de novas concepções. CONCLUSÃO: Dessa forma, visualizamos em cada fala o desejo por uma vida mais digna, com acesso a bens de consumo, nos quais puderam entender que a transposição dos obstáculos sociais é possível, e que depende do desejo e do esforço em buscar por meios, como a educação, uma vida melhor.