Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INSTRUMENTO PARA O TRATAMENTO DE HIPERTENSOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
MARIA FRANCISCA COSTA DA SILVA OLIVEIRA (Relator)
GISLANE BERNARDINO DE FREITAS
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ
RAQUEL FONSECA DE MESQUITA
RAQUEL RAIZA FERREIRA DE FRANÇA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução. O estudo destaca aspectos de promoção da saúde através de estratégias que sirvam como modelo para promover com eficácia a adesão ao tratamento dos portadores de hipertensão arterial, tendo em vista que a hipertensão esta associada a fatores relacionados ao estilo de vida e por ser um fator de risco importante para a ocorrência de doenças cardiovasculares. A educação em saúde surge como estratégia para promoção da saúde, de forma que possa melhorar as condições de vida dos portadores da doença, na qual as práticas educativas promovam a interação entre os profissionais da saúde e os usuários na tentativa de facilitar não só a adesão ao tratamento, como também a autonomia de suas escolhas. Objetivo. Conhecer a importância da educação em saúde, como fator essencial para o controle da hipertensão arterial. Metodologia: A procura pelo material bibliográfico para análise foi realizado nas bases de dados do Scielo e no Google acadêmico no período de 2006 a 2011 nas línguas inglesa e portuguesa, utilizando descritores como: hipertensão arterial, educação em saúde e enfermagem, onde foi obtido diversos artigos relacionados ao tema para fundamentar a análise. Resultados. A educação em saúde, considerada como um conjunto de saberes e práticas, para a prevenção das doenças e promoção da saúde, tem se destacado pelo seu poder de atingir a vida cotidiana das pessoas por intermédio dos profissionais de saúde, antes o modelo de assistência à saúde era tido como hegemônico, em que privilegiava uma assistência curativa, centrada somente na doença. No entanto, a educação em saúde através de suas práticas vem rompendo com esse modelo, e tem desempenhado um papel importante para que seja considerado o saber, tanto do profissional quanto do usuário, na tentativa de priorizar a relação educativa com a população. Conclusão. Acredita-se que este estudo possibilitará a construção de subsídios para a reflexão acerca da importância do trabalho em grupo para a promoção da educação em saúde, rompendo com os limites das abordagens individualizadas, reducionista do modelo de saúde vigente. A educação em saúde traz a conscientização crítica dos indivíduos acerca de sua situação de vida. Diante disso, acreditamos que o trabalho em grupo constitui-se como uma técnica facilitadora para que se coloquem em prática os pressupostos desse novo modelo.