Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CONHECIMENTO DE HOMENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Autores
FRANCISCO THIAGO BATISTA PIRES (Relator)
RENATA DE CASTRO GOMES
LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
EDINA ARAÚJO RODRIGUES OLIVEIRA
VIVIANNY CRISTINA DE SOUSA BRITO
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO. Com as várias mudanças ocorridas na Saúde Pública, se observa uma maior preocupação com a saúde do homem e os respectivos problemas relacionados a ela. Dentre as inquietações pode-se citar a sexualidade e reprodução, que está diretamente ligada às infecções sexualmente transmissíveis (IST). OBJETIVO. Analisar o conhecimento dos universitários sobre as ISTs. METODOLOGIA. Foi realizada uma pesquisa transversal descritiva, em uma universidade pública do município de Picos – PI, com 82 alunos matriculados de todos os cursos da instituição. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a setembro de 2010, utilizando um questionário, que foi respondido por eles e depois devolvido ao pesquisador, a fim de que a presença do mesmo não os inibisse em suas respostas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí – UFPI (protocolo nº 0243.0.045.000-10). RESULTADOS. Observou-se que em relação às informações sobre as formas de transmissão das ISTs, estas foram adquiridas em sua maioria através dos meios de comunicação (59,8%) referentes a televisão, rádio, revista e jornal, seguidas pela escola (41,5%). Em relação ao saber da sintomatologia, os participantes mostraram um bom entendimento sobre como se contrai uma IST. Os sintomas que prevaleceram foi vermelhidão, manchas brancas no pênis e ardência ao urinar (85,4%), seguidas por feridas no pênis (75,6%), corrimento (pus) no canal da urina (74,4%), bolhas no pênis (69,5%) e verrugas no pênis (64,6%). Os indicativos mais prevalentes sobre o conhecimento das formas de transmissão das ISTs foi sexo vaginal (93,9%) e sexo anal (85,4%). CONCLUSÃO. Conclui-se que a população estudada merece atenção especial por parte de educadores e da equipe de saúde com ações de educação em saúde, que visem uma avaliação sobre essa aprendizagem.