Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CATETERISMO VESICAL DE DEMORA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Autores
ISABELLE CHRISTINE MARINHO DE OLIVEIRA (Relator)
MICHELINE DA FONSECA SILVA
ANDRÉA TAYSE DE LIMA GOMES
LÍVIA SÊMELE CÂMARA BALDUÍNO
GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Cateterização vesical de demora é um procedimento clínico complexo que requer passos assépticos e ainda assim, não existe nenhum método padronizado para treinamento dos profissionais de saúde no que concerne à colocação de cateter. Enfermeiros iniciantes são mais propensos a cometer um erro em uma prática clínica e a experimentar um alto nível de estresse pelo medo de errar na execução de procedimentos de rotina. Professores enfermeiros são então desafiados a identificar e a desenvolver métodos de ensino adequados para atender aos objetivos dos cursos de habilidades clínicas, bem como as necessidades de aprendizagem dos alunos. Objetivo: caracterizar o estudo do processo ensino-aprendizagem dos estudantes de escolas técnicas e de graduação em enfermagem, sobre o procedimento de cateterismo vesical de demora (CVD). Metodologia: O método utilizado foi o de revisão integrativa nas bases de dados da Medline, Scopus, Google Acadêmico (ambos com 3 artigos) e ISI Web of Knowledge com 1 artigo, usando os descritores DeCS/MeSH “Cateterismo Urinário” (“Urinary Catheterization”) e “Alunos de Enfermagem” (“Nursing Students”) no mês de janeiro de 2011. Os critérios de inclusão para seleção foram: artigos completos, originais, gratuitos, online, com publicações de 2005 até 2011 e que atendam aos objetivos do estudo. Resultados: Vê-se que a maioria dos estudos sugere o uso de aparelhos simuladores, manequins, protótipos e simulações clínicas como métodos de ensino eficazes na aprendizagem dos alunos de enfermagem no procedimento de CVD, mesmo se utilizando aparelhos de baixa fidelidade. Foi relatado também que a prática clínica durante os estágios curriculares e extracurriculares deve ser estimulada, buscando-se oportunidades suficientes para que os estudantes exercitem suas habilidades técnico-científicas com maior frequencia e se sintam mais seguros a realizarem suas habilidades. Conclusão: Dos estudos selecionados, 5 sugerem o uso de aparelhos simuladores e de simulações clínicas como métodos de ensino eficazes na aprendizagem dos alunos no procedimento de CVD. Dois relataram que a prática clínica durante os estágios curriculares e extracurriculares deve ser estimulada e buscada oportunidades para que os estudantes se sintam mais seguros a realizarem suas habilidades. Outro afirma que a auto-avaliação do discente é determinante para a melhor aprendizagem do procedimento.