Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autores
DEBORAH APARECIDA DE SOUZA (Relator)
LORI ANISIA MARTINS DE AQUINO
LUANA NUNES SANTANA
MARIA ELIZABETH ROZA PEREIRA
SINARA SILVA MARQUES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
A educação em saúde constitui um instrumento fundamental para a boa qualidade da assistência. O enfermeiro, além de cuidador é um educador; e deve realizar orientações para o paciente, família e comunidade. Este relato descreve a experiência de acadêmicas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia, ao participarem do projeto de extensão vinculado ao Programa de Apoio à Extensão Universitária PROEXT 2009 – MEC/SESU, intitulado “Programa de ações integrais e integradas de saúde e ambiente para crianças e adultos de comunidades urbanas e rurais dos municípios de Uberlândia e Araguari/MG”, que teve por objetivo oportunizar atividades de extensão, promoção da saúde e/ou prevenção de doenças, de forma integrada e interdisciplinar, buscando a inclusão social de escolares e adultos da zona rural e urbana dos municípios indicados, envolvidos nas ações integrantes deste Programa, por meio da atenção à sua saúde e ambiente. A Enfermagem teve o intuito de propiciar às crianças e adolescentes um espaço de troca de saberes, reflexão e discussão sobre temas que visavam a promoção da saúde e prevenção de doenças. Foram desenvolvidas atividades de educação em saúde para cerca de 300 crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, de ambos os sexos, de agosto a novembro de 2010, em uma Escola Municipal de Uberlândia. O primeiro tema abordado foi a importância da lavagem das mãos e a técnica correta para realizá-la. Os demais temas foram determinados conforme o interesse e a demanda solicitada pelos próprios alunos: adolescência, sexualidade e mudanças do corpo; gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Os recursos didáticos foram: realização de palestras expositivas e dialogadas, com o uso de data-show; e demonstração da lavagem das mãos pela técnica da tinta guache. As atividades vivenciadas na escola evidenciaram a necessidade de projetos que viabilizem a educação em saúde entre crianças e adolescentes, para garantir a liberdade de decidir e controlar seu próprio destino com responsabilidade e respeito ao outro. Possibilitaram a aproximação entre a teoria e a prática. Salientaram a importância de valorizar o conhecimento de cada individuo da comunidade escolar, e, também, a necessidade de fornecer novas ferramentas que promovam e estimulem o auto-cuidado entre as crianças e adolescentes, capacitando-os a serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.