Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE: DISCUTINDO HANSENÍASE ATRAVÉS DA SALA DE ESPERA
Autores
TIAGO DINIZ GURGEL (Relator)
ANA LÍDIA CARVALHO PINHEIRO LINS
CLÁUDIA ISABEL SILVA CARLOS
MARIANA DE MORAIS FORTUNATO
JOSÉ GIOVANI NOBRE GOMES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
No Brasil, a Hanseníase ainda se estabelece como um problema de saúde pública, figurando como segundo país em número absoluto de casos detectados em 2009. Tal realidade requer ações multiprofissionais e intersetoriais da Estratégia de Saúde da Família, principalmente no sentido de detecção oportuna de novos casos, no tratamento poliquimioterápico, na vigilância dos contatos domiciliares, na prevenção de incapacidades e na reabilitação, visando assim, a qualidade de vida. Dessa forma, este escrito lança como objetivo expor o desenvolvimento de uma Sala de Espera realizada por acadêmicos do Curso de Enfermagem na Unidade de Saúde Dr. Pedro Diógenes, no município de Pau dos Ferros - RN, abordando a temática “Entendendo a Hanseníase”. Por conseguinte, utilizou-se como trajetória metodológica, a busca de referenciais disponíveis na base de dados do Scielo utilizando como descritores: Hanseníase, Epidemiologia e Brasil. Logo, dos 49 artigos obtidos, 10 corresponderam aos critérios de inclusão: publicação em língua portuguesa e publicação entre 2010 e 2012. Tal referencial auxiliou na construção programática da Sala de Espera, que por sua vez, fora efetuada a partir de um diálogo franco e simples, intercalado por dinâmicas interativas além da construção de uma produção técnica (Banner). A efetuação da intervenção contou com um público-alvo diversificado, desde o nível socioeconômico ao de instrução. Contudo, foram nítidas as dúvidas e mitos que emergiram em meio a todos no que tange, principalmente, às formas de tratamento, transmissão e de prevenção. Entretanto, se presume que a Sala de Espera se deu de forma formidável, uma vez que a participação dos sujeitos na construção e reconstrução do conhecimento prevaleceu, sem que se fizesse de maneira imposta, verticalizada, pelo contrário, ouvindo e compartilhando saberes e vivências. Portanto, a compreensão das vulnerabilidades e necessidades de saúde da área de abrangência das Unidades de Saúde devem ser conhecidas pela equipe multiprofissional, para proporcionar resolutividade às demandas surgidas. Nessa perspectiva, percebe-se que a população adstrita é carente no que cerne à execução de estratégias que exaltem a Educação em Saúde. Assim, torna-se relevante que a equipe efetue, com mais afinco, esse importante meio de produzir saúde, a Sala de Espera é apenas um, dos vários meios de efetuá-la e contribuir para o melhor estado de vida e de saúde da população portadora ou não de Hanseníase.