Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA AUTISTA E A SUA FAMÍLIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
JAYNE RAMOS ARAUJO MOURA (Relator)
EUGÊNIO BARBOSA DE MELO JÚNIOR
FABIANA SOUZA ANTÃO DE CARVALHO
ANA KARLA SOUSA DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O autismo é uma síndrome multicausal que se caracteriza por alterações comportamentais afetando, principalmente, a comunicação e o convívio social. Se caracteriza por manifestar-se em idades iniciais do desenvolvimento humano, peculiarmente antes dos três anos de idade, e tende a persistir durante a vida adulta, onde somente uma parcela alcança a total independência. É a equipe de enfermagem que, em geral, está em contato contínuo tanto com a criança autista como com a família, porém essa síndrome ainda é pouco explorada dentro do campo da enfermagem. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura científica nacional, a atuação dos enfermeiros frente à criança autista e sua família. METODOLOGIA: Revisão bibliográfica realizada com a finalidade de obter informações a respeito da atuação da enfermagem na abordagem a uma criança autista, e a sua família, por meio da análise de artigos obtidos na base de dados BIREME/BVS. Foram utilizados os descritores transtorno autístico e enfermagem e os critérios de inclusão para a seleção constituíram-se em: artigos que apresentassem texto completo, em língua portuguesa e que conservassem relação com o tema principal, o que totalizou três artigos. Os artigos selecionados, a partir dos critérios, estavam inseridos no período de 2008 a 2011. Neles, foram analisados, também, a abordagem metodológica e os principais temas discutidos. RESULTADOS: De uma forma geral, os estudos tem como enfoque a desestabilização emocional da família com a situação de convivência com um membro autista, além de deixar claro o papel do enfermeiro, citando a necessidade de atenção especializada não só à criança com autismo, mas também a todos que com ela convive. Assinalando também uma crítica ao despreparo profissional da equipe de enfermagem, que aponta como uma de suas causas a falta de literatura que conjugue a teoria e a prática, para o embasamento do cuidado a esses sujeitos. Quanto à abordagem metodológica, todos os estudos eram qualitativos. CONCLUSÃO: A partir da pesquisa realizada, evidenciou-se a carência de maior produção científica sobre a temática. Destaca-se ainda, a necessidade da construção de uma assistência especializada, através da educação permanente em enfermagem para uma avaliação eficaz das reações da criança, bem como sua evolução frente ao tratamento e instruir os pais a respeito do autismo, ajudando a aliviar o sentimento de culpa e vergonha frequentemente associada a essa doença.