Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIA DE DISCENTES DA UEPA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO EM SAÚDE (PET- SAÚD
Autores
ARYADNE CAROLINE LEAO DE ANDRADE (Relator)
MARCOS MIRANDA RODRIGUES
THAIS GARCIA RAYMOND
JULLY GREYCE FREITAS DE PAULA
NATALENE DA CONCEIÇÃO SILVA TEXEIRA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Este estudo pretende mostrar a interação entre o PET-Saúde e a comunidade no processo de ensino-aprendizagem, na visão dos acadêmicos, considerando o paradigma do pensamento sistêmico, baseando-se nos requesitos científicos dos cuidados à atenção primária, aplicado aos sistemas familiares, ancorados por pressupostos científicos da Atenção Primaria em Saúde, que é definido e defendido como modelo técnico-assistencial, com a finalidade de garantir a integralidade dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção, promoção e educação em saúde. OBJETIVO: Analisar, sob a óptica acadêmica, a questão da interação academia-comunidade e seus principais efeitos. METODOLOGIA: optou-se por iniciar com uma reflexão teórico-analítica, seguida pelo relato de uma vivência cotidiana da ESF, projeto piloto do PET SAÚDE no município de Belém-PA. Os trabalhos foram iniciados com a capacitação da equipe quanto ao binômio saúde-doença e às possíveis estratégias para a construção do plano de ação. Refeito o mapeamento territorial com participação da equipe de saúde e da comunidade e destacado as microáreas de maior risco, além da quantificação e localização das mesmas. Assim obteve-se a base para a realização do diagnóstico da comunidade, traçando-se: o perfil epidemiológico, através do qual observou-se a incidência e prevalência de doenças e os fatores de risco relacionados a esses eventos; o perfil sócio-econômico, estilo de vida e crenças religiosas; o saneamento básico e o perfil das necessidades, alcançado através de uma votação realizada com a participação da comunidade e de seus representantes e da equipe de saúde, que identificou os problemas de maior destaque para a população. RESULTADOS: através do conhecimento das demandas da comunidade Lindas, traçados pelos perfis epidemiológicos, observou-se a maneira pela qual se dá a inserção da equipe de saúde da família na prestação de serviços aos pacientes com transtornos mentais na comunidade. Com base na nova lógica de atenção e a partir da construção de uma rede de serviços de saúde mental de forma descentralizada, municipalizada e com caráter multiprofissional, tendo como pressupostos básicos os direitos de cidadania, a desinstitucionalização e a promoção da saúde, viu-se a necessidade da caracterização e inserção do programa de saúde mental na ESF, identificando o acompanhamento dos pacientes de saúde mental e avaliando o papel da equipe neste acompanhamento.