Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Autores
CLEIDE DE SOUSA ARAÚJO (Relator)
BÁRBARA DE ABREU VASCONCELOS
CAMILA MACIEL DINIZ
MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS OLIVEIRA CUNHA
MARIA DALVA SANTOS ALVES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A comunicação é um instrumento básico utilizado pelo enfermeiro para alcançar os resultados esperados no âmbito da prática profissional. Na busca pela excelência, o enfermeiro necessita manter um intercâmbio constante de informações com o cliente e profissionais da equipe de saúde. OBJETIVO: Descrever sobre a comunicação destacando a interação enfermeiro-cliente, e enfermeiro-equipe de saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A atividade ocorreu em maio de 2012, consistiu na realização de uma visita de observação a uma instituição hospitalar localizada no município de Fortaleza-Ce, e fez parte do conteúdo da disciplina “Comunicação em Saúde”, ofertada aos graduandos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Foram três os momentos: no primeiro, por meio do diálogo com enfermeiros; no segundo, a observação e análise do prontuário, prescrição, registro de alta e registros de enfermagem; no terceiro, a partir da interação com clientes hospitalizados. RESULTADOS: No diálogo com os enfermeiros, constatou-se que apesar de admitirem evolução na comunicação entre os diversos profissionais que atuam na equipe, se faz necessária a ampliação no âmbito da comunicação entre as diferentes profissões. Em relação aos documentos analisados, estes continham registros feitos por enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. Em sua maioria, os documentos continham registros claros e possibilitava a quem os consultasse, obter informações precisas sobre o paciente hospitalizado, fato este, que reflete a preocupação e responsabilidade dos profissionais que os redigem. Com relação à comunicação enfermeiro-cliente, constatou-se que apesar de algumas queixas, os pacientes estavam satisfeitos com a comunicação estabelecida com os profissionais que lhes assistiam. Expressaram sentir confiança e segurança quanto ao tratamento, pois eram esclarecidos quanto ao prognóstico, e informados sobre a medicação administrada. Por outro lado, relataram que nem todos os profissionais agem assim, e alguns parecem ignorar o seu direito à informação. CONCLUSÃO: A comunicação quer seja escrita, verbal, ou não verbal, é essencial na relação entre profissionais e na relação profissional-cliente. O enfermeiro, por estar mais próximo do cliente, deve cuidar para que a comunicação seja estabelecida de forma efetiva e afetiva, sem entraves, de modo que colabore positivamente para o alcance dos resultados propostos.