Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MICAELA DE BARROS SOUSA (Relator)
ANGELITA FERREIRA FAÇANHA NETA
PRISCILA NUNES COSTA TRAVASSOS
YOLANDA DE BARROS LIMA
TATIANA DE MEDEIROS COLLETTI CAVALCANTE
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A formação de profissionais enfermeiros requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa. Nessa perspectiva, a disciplina de Semiologia e Semiotécnica visa formar enfermeiros capazes de realizar a primeira fase do processo de enfermagem: a coleta de dados. OBJETIVO: Fazer um relato de experiência acerca da importância desta disciplina no cotidiano do discente. METODOLOGIA: Este estudo consiste em um relato de experiência de alunos que já cumpriram a disciplina de Semiologia a Semiotécnica na Universidade de Fortaleza, com o intuito de socializar experiências. RESULTADOS: Foi realizado uma forma de debate entre 10 alunos que vivenciaram a disciplina de Semiologia e Semiotécnica na Universidade de Fortaleza, entre as falas foi evidenciado que é a partir de uma boa semiologia que a enfermagem passa a ter um papel essencial quando se trata do doente, e é com o conhecimento adquirido e a prática de um bom exame físico que a detecção das anormalidades ficam perceptíveis para traçar os diagnósticos. Com base neste exposto, ficou evidente para os alunos a importância de uma boa semiologia para o estabelecimento de um raciocínio clínico na disciplina de Enfermagem em Clínica Geral e Cirúrgica I. Os discentes afirmam que esta disciplina é primordial e extremamente válida para a consolidação dos conhecimentos necessários para um bom desempenho e, consequentemente, para sua formação profissional. CONCLUSÃO: Diante disso, pudemos evidenciar que ao concluir a disciplina, o aluno entende a real dimensão que consiste o cuidar, e com base na mesma constrói um alicerce que possibilita a construção do agir, saber e fazer em Enfermagem que devem ser trabalhados continuamente, pois não são um fim em si mesmo, mas um processo em construção.