Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS DURANTE O PRÉ-NATAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DO PARTO E DO PUERPÉRIO
Autores
ELIAYTA CASSIA DOS SANTOS CRUZ (Relator)
EMANUELLE MATEUS SILVEIRA DE MORAIS
MARIA PUREZA TELES FONTELES NETA
FRANCISCA MARIA PEREIRA DA SILVA
DENIZIELLE DE JESUS MOREIRA MOURA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O período gravídico-puerperal compreende uma fase da vida da mulher em que ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais. É um momento em que surgem dúvidas e mitos acerca do parto e do puerpério. O enfermeiro tem papel essencial na educação em saúde, já que é o profissional que possui maior proximidade com a população, além de ser inerente à sua função realizar ações educativas. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento de atividades educativas com gestantes. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, sob a forma de um relato de experiência, realizado em uma unidade básica de saúde do município de Caucaia/CE durante o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva, no mês de maio de 2012. O relato tem por base as atividades de educação em saúde desenvolvidas nas reuniões do grupo de gestantes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Abordou-se diversos aspectos do parto: os sinais de trabalho de parto, técnicas de respiração e uso de equipamentos para relaxamento. O parto transpelviano e o cesáreo foram explicados e discutidos com as mulheres. Foi demonstrado o uso de equipamentos como o cavalinho pélvico e a bola suíça e explicado sua finalidade e benefícios. Observou-se que as gestantes estavam atentas e participativas, relatando dúvidas principalmente sobre os tipos de parto. Algumas mulheres referiam não saber da existência de equipamentos específicos e de técnicas de relaxamento que podem ser usados durante o trabalho de parto. O puerpério também foi tema de discussão, demonstrou-se os cuidados com o recém-nascido, como a higiene do corpo e do coto umbilical através de bonecos. Os métodos de anticoncepção que podem ser usados após o parto e durante a amamentação foram apresentados e orientou-se as mulheres sobre como utilizá-los. Surgiram questionamentos sobre eficácia dos métodos e também vários mitos sobre a “quebra do resguardo”. CONCLUSÕES:Percebe-se que as gestantes possuem muitas dúvidas sobre o parto e puerpério, mesmo quando já passaram por esses momentos em gestações anteriores. Os mitos sobre o puerpério estão presentes culturalmente, assim é preciso que o profissional atue desmistificando-os. As ações educativas realizadas de uma forma teórico-prática com a demonstração em bonecos e equipamentos são necessárias em todas as etapas do ciclo gravídico-puerperal. Recebendo essas orientações no pré-natal a mulher tende a viver o parto de maneira positiva e ter menos complicações no puerpério.