INTRODUÇÃO: O período gravídico-puerperal compreende uma fase da vida da mulher em que ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais. É um momento em que surgem dúvidas e mitos acerca do parto e do puerpério. O enfermeiro tem papel essencial na educação em saúde, já que é o profissional que possui maior proximidade com a população, além de ser inerente à sua função realizar ações educativas. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento de atividades educativas com gestantes. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, sob a forma de um relato de experiência, realizado em uma unidade básica de saúde do município de Caucaia/CE durante o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva, no mês de maio de 2012. O relato tem por base as atividades de educação em saúde desenvolvidas nas reuniões do grupo de gestantes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Abordou-se diversos aspectos do parto: os sinais de trabalho de parto, técnicas de respiração e uso de equipamentos para relaxamento. O parto transpelviano e o cesáreo foram explicados e discutidos com as mulheres. Foi demonstrado o uso de equipamentos como o cavalinho pélvico e a bola suíça e explicado sua finalidade e benefícios. Observou-se que as gestantes estavam atentas e participativas, relatando dúvidas principalmente sobre os tipos de parto. Algumas mulheres referiam não saber da existência de equipamentos específicos e de técnicas de relaxamento que podem ser usados durante o trabalho de parto. O puerpério também foi tema de discussão, demonstrou-se os cuidados com o recém-nascido, como a higiene do corpo e do coto umbilical através de bonecos. Os métodos de anticoncepção que podem ser usados após o parto e durante a amamentação foram apresentados e orientou-se as mulheres sobre como utilizá-los. Surgiram questionamentos sobre eficácia dos métodos e também vários mitos sobre a “quebra do resguardo”. CONCLUSÕES:Percebe-se que as gestantes possuem muitas dúvidas sobre o parto e puerpério, mesmo quando já passaram por esses momentos em gestações anteriores. Os mitos sobre o puerpério estão presentes culturalmente, assim é preciso que o profissional atue desmistificando-os. As ações educativas realizadas de uma forma teórico-prática com a demonstração em bonecos e equipamentos são necessárias em todas as etapas do ciclo gravídico-puerperal. Recebendo essas orientações no pré-natal a mulher tende a viver o parto de maneira positiva e ter menos complicações no puerpério. |