Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A INSERÇÃO PRECOCE DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LUIZA OLIVEIRA DE ARAUJO (Relator)
JOSÉ ROBERTO MOREIRA MAGALHÃES JÚNIOR
CAMILA VANZELA BORBA
TÁSIO SOUZA LESSA
JEAN DE JESUS SOUZA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O Ministério da Saúde (MS) vem preconizando nos últimos anos o fortalecimento da atenção básica no Brasil, através da expansão da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da portaria 399/2006 que estabelece o pacto pela saúde. Essas ações objetivam o despertar do pensamento da promoção da saúde, bem como de ações preventivas que por conseqüência ajudem na diminuição dos atendimentos de media e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo como base essas premissas, uma determinada Instituição de Ensino Superior (IES) de Salvador, por meio de um componente curricular, insere seus acadêmicos de saúde no contexto da ESF, a partir do 2° semestre, em dois distritos sanitários do município de Salvador. Esta inserção permite que inicialmente ao acadêmico vivencie o processo de territorialização e análise da situação de saúde baseada na realidade local, identifique soluções ativas e criativas para os principais problemas de saúde, tendo como principal estratégia a Educação em Saúde. OBJETIVO: Descrever as práticas do acadêmico de enfermagem acerca da vivencia no SUS através da ESF e do componente curricular citado. MÉTODO: Trata-se de estudo de caso tipo relato de experiência. Construído a partir da observação e experiências adquiridas pelo contato com ESF, sua rotina, e sua atuação à população da comunidade, guardando relação com os objetivos postos através do SUS. RESULTADOS: A integração com a ESF possibilitou aos acadêmicos desenvolver atividades como Diagnóstico da Situação de Saúde da comunidade assistida, visitas domiciliares, busca ativa de pacientes, observação das consultas de enfermagem e aplicabilidade dos programas da atenção básica oriundos do pacto pela vida como: Hiperdia, Saúde da Mulher, Idoso e Criança, controle da Tuberculose, Hanseníase dentre outros. A experiência adquirida possibilitou que os acadêmicos desenvolvessem uma reflexão crítico-reflexivo sobre essas atividades e acerca do papel e importância enfermagem no contexto da atenção básica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A introdução do estudante de enfermagem nas atividades rotineiras do SUS acarreta em benefícios mútuos, visto que depois de formados os mesmos já possuíram conhecimento teórico e pratico suficientes para desenvolverem suas atividades em saúde coletiva de forma a agregar valores contributivos que resultem de fato numa melhoria continua e eficaz da saúde da população.