Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE: METODOLOGIA CRITICO-RELEXIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
LUIZA OLIVEIRA DE ARAUJO (Relator)
LUCIANO RODRIGUES REIS
JOSÉ ROBERTO MOREIRA MAGALHÃES JÚNIOR
JEAN DE JESUS SOUZA
WALTER ATAALPA DE FREITAS NETO
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. As escolas de saúde, por conseguinte, ponham-se a pensar sobre os rumos da formação de profissionais no limiar do novo século, diante das mudanças tecnológicas, sociais, econômicas e políticas. Uma universidade particular de Salvador integra um componente curricular dos cursos de saúde com os serviços de Atenção Básica, criando parcerias entre profissionais de saúde e alunos no trabalho junto à comunidade precocemente. Com proposta a reorientação do trabalho pedagógico visando acelerar as transformações teórica e filosoficamente pensadas, dando-lhes concretude e visibilidade prática, aproximando discurso e ação. OBJETIVO: Problematizar a inserção precoce dos discentes na comunidade, com base no ensino crítico-reflexivo na área de saúde. METODOLOGIA: Trate-se de estudo de caso tipo relato de experiência. Elaborado a partir das experiências adquiridas ao decorrer das praticas comunitárias associada à literatura acerca do tema. RESULTADOS: Ao discutir sobre métodos de formação crítico-reflexiva, remete-nos a discussão sobre competência política para transformar a realidade social. Entretanto, é preciso que se tenha consistência do que se quer transformar. Problematizando a inserção precoce, aponta-se para os compromissos éticos e com o usuário que demanda necessidades de saúde. Esse contexto cria espaço propício para que, futuros egressos da área da saúde adentrem ao mercado de trabalho demonstrando habilidades cognitivas, psicomotoras e familiaridade com as questões de fundo social. Ao atuarem nos serviços de saúde da Atenção Básica, os alunos desfrutam de instrumentos teórico-político-epistemológicos, criando condições de problematizar a realidade em que indivíduos, famílias e coletividade vivem, criando instrumentos e habilidades fundamentais para uma leitura do mundo em que estão engajados e no qual podem, potencialmente, intervir no sentido de transformá-lo de forma radical. CONCLUSÃO: A inserção na comunidade se constitui um instrumento de ensino-aprendizagem significativo, na formação de indivíduos críticos, independentes, questionadores, capazes de refletirem sobre suas realidades e, portanto, instrumentalizados para atuar junto as necessidades de saúde dos indivíduos e da coletividade, sendo viabilizadores de transformações sociais.