Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título RELEVÂNCIA DO MONITOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA-RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CIJARA LEONICE DE FREITAS (Relator)
PEDRO CÂNDIDO DE FREITAS
ADRIANA MOTA BEZERRA DE MELO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O processo ensino–aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana mostra-se complexo e difícil no que diz respeito à memorização de várias estruturas e suas denominações específicas. Nesse contexto o aluno-monitor torna-se um mediador entre o conhecimento e os discentes, aprimorando os conteúdos estudados com trocas de informações, experiências e interação com as peças anatômicas. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de monitoria no componente curricular Anatomia Humana do curso de graduação em Enfermagem e enfatizar a relevância desta atividade que vai além do ganho intelectual do monitor, mas principalmente proporciona troca de conhecimentos entre alunos e alunos-monitores, otimizando o ensino da disciplina supracitada. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a atividade de monitoria desenvolvida na Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - Estácio de Sá, no período de 04 de outubro de 2010 á 04 de junho de 2011. O plano de ensino apresentado ao monitor é seguido de um treinamento referente à biosegurança laboratorial e utilização das peças anatômicas. Eram realizadas semanalmente 15 horas distribuídas em 3 horas diárias de atividades que consistiam em estimular e facilitar o envolvimento dos alunos através de orientação dos estudos, pesquisas e aulas de revisão identificando os pontos de dificuldades. RESULTADOS: A citada atividade trouxe benefícios para ambas as partes envolvidas. Em relação ao aluno-monitor proporcionou a vivência da docência e simultaneamente o desenvolvimento das habilidades de comunicação e oratória, e para os discentes monitorados a facilidade para expor e retirar dúvidas enriquecendo seus estudos. CONCLUSÃO: Por conseguinte pode-se inferir que é de extrema importância o fortalecimento da prática de monitoria que contribui tanto para formação pedagógica, quanto científica do acadêmico e por ser desenvolvida em várias universidades, ao fazer um levantamento de literatura, percebe-se que são poucos os estudos que abordam esse tema, portanto espera-se provocar discussões que mostrem a relevância desta atividade para a formação acadêmica.