Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AO GERENCIAMENTO DE UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA
Autores
GERMANNA YAMINA RIBEIRO DE SOUSA (Relator)
BERENICE CRISTINA DA SILVA
GIVANILDO CANDIDO DA SILVA
DEIVYANE TASSIA ANAIR DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O gerenciamento de enfermagem é instrumento capaz de organizar o processo de trabalho com objetivo de torná-lo mais qualificado e produtivo, ofertando assim uma assistência de enfermagem adequada. A administração de um serviço de enfermagem é uma abordagem de cuidados que planeja, organiza, coordena e avalia. Compete ao enfermeiro o gerenciamento da assistência de enfermagem prestada ao paciente, sendo sua ação direcionada para o desenvolvimento de atividades administrativas, assistenciais, educativas e de pesquisas com vista ao aprimoramento da prática profissional. Emergência é a unidade destinada à assistência de doentes, com ou sem risco de vida, cujos agravos à saúde necessitam de atendimento imediato. Objetivo: Expor princípios de gerenciamento de uma unidade de emergência. Metodologia: O presente estudo trata de uma revisão bibliográfica e documental do tipo qualitativa realizada por meio de levantamento retrospectivo de artigos. Discussão: A Enfermagem envolve três áreas diferenciadas: O Cuidar, o Educar e o Gerenciar. O processo de Cuidar é o trabalho identificador da profissão, no qual a atuação da enfermagem tem como finalidade atender diretamente as necessidades relacionadas à saúde do ser vivo. O processo de trabalho Educar é dirigido para sensibilizar a conscientização de assuntos de saúde, individual e coletivamente. O trabalho Gerencial é privativo do Enfermeiro caracterizando-se como atividade provedora de recursos humanos, físicos e materiais no desenvolvimento do cuidado. Características gerenciais, como: Planejamento, organização, execução e avaliação. O enfermeiro gerencial atua como líder desta equipe, responsável pela unidade e concomitantemente intermediário entre direção e equipe de enfermagem. O enfermeiro das unidades de emergência alia a fundamentação teórica-cientifica à capacidade de liderança, o trabalho, o discernimento, a iniciativa, a habilidade de ensino, a maturidade e a estabilidade emocional. Conclusão: A gerência em enfermagem tem que ser compreendida como um instrumento que contribua efetivamente para que a assistência de enfermagem se torne um modelo de produção de serviço, que seja capaz de garantir qualidade para toda a população. Além disso, é importante também, reafirmar que a gerência em enfermagem é uma das dimensões do cuidar e devem ter como essência o assistir, para que o processo de trabalho seja desenvolvido a partir de uma análise reflexiva e não de uma conduta automatizada.