Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE TRAUMAS CRANIOENCEFÁLICO E/OU RAQUIMEDULAR – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CRISTIANE ROCHA DE SOUSA (Relator)
MARY ÂNGELA DE OLIVEIRA CANUTO
NANCY NAY DE ARAÚJO LOIOLA BATISTA
BENJAMIM PESSOA VALE
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Todos os anos milhares de pessoas sofrem lesões permanentes de cérebro ou medula espinhal no Brasil. As causas mais freqüentes são colisões com veículos, quedas, esportes e recreação (especialmente mergulho), e violência. Os acidentes de trânsito e as violências são um grave problema de saúde pública no Brasil, fazendo anualmente milhares de vítimas e onerando os cofres públicos com gastos em tratamento às suas vítimas. O Brasil é o quinto país do mundo em mortes no trânsito. O neurotrauma inclui as lesões traumáticas que afetam os complexos crânio-encéfalo (traumatismo craniencefálio), coluna-medula espinhal (trauma raquimedular) e dos nervos. Trata-se de importante causa de morte e incapacidade, principalmente na faixa etária denominada economicamente ativa. O profissional enfermeiro tem um importante compromisso ao atuar como agente educador em saúde, devendo intervir para mudar essa realidade. OBJETIVOS: Relatar a experiência do profissional enfermeiro na prevenção primária de traumas crânio-encefálico e/ou raquimedular através do Projeto Pense Bem Trauma. MATERIAL/MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência das enfermeiras que atuam no projeto Pense Bem Trauma, criado em 2010, na cidade de Teresina. O projeto coordena ações de promoção à saúde através do ensino, onde os alunos são levados a conhecer e intervir sobre comportamentos de risco para o neurotrauma. As enfermeiras levam uma mensagem educativa para o público-alvo (crianças, jovens e adultos jovens), informando-os sobre as formas de prevenção do traumatismo de cabeça e coluna, através de palestras para os estudantes. RESULTADOS: Em 2010, o projeto participou da Semana Nacional de Prevenção ao Neurotrauma, em Teresina. Ao todo, o projeto visitou 18 escolas da rede estadual de educação (lista cedida por parceria com a Secretaria de Educação e Cultura – SEDUC), e realizou 3 atividades com alunos de ensino superior e do programa PROJOVEM. CONCLUSÃO: A prevenção de doenças e agravos configura-se como estratégia de mudança nos modelos assistenciais, sinalizando a construção de outras possibilidades e a configuração de novos saberes e fazeres que ampliem as alternativas de qualidade de saúde e vida da população, de intervenção junto aos sujeitos e da compreensão do processo saúde-doença como produção social.