Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE E NAMORO NA ADOLESCÊNCIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARILIA STEFANI SOUZA DE MENEZES (Relator)
GILDEMBERTON RODRIGUES DE OLIVEIRA
MÁRCIA MARIA LIRA DE MESQUITA
ZEUNYANNA AZEVEDO SILVA
LUCIDIO CLEBESON DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A vida humana tem a divisão de fases como características designadas pela sociedade para a trajetória de vivência de cada ser, assim a adolescência se concebe como uma fase intermediária entre a infância e a fase adulta. Atrelado ao processo natural do desenvolvimento, adolescentes e jovens passam por diversas mudanças físicas e comportamentais adquirindo novas formas de agir, pensar e viver em sociedade. Nessa perspectiva, pensar a educação para os jovens e promover ações de cidadania é possibilitar um envolvimento dos mesmos no seu processo de desenvolvimento intelectual e social. OBJETIVOS: Discutir as relações de gênero e sexualidade na sociedade contemporânea e, suas possíveis implicações na saúde e na vida dos adolescentes. METODOLOGIA: o público alvo do trabalho foram adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos, alunos da Escola Estadual Antônio de Souza Machado, situada no Conjunto Nova Vida, em Mossoró-RN. A metodologia utilizada no desenvolvimento da atividade foi oficina, uma vez que este método permite que haja uma maior interação entre os participantes e os facilitadores. Também foram utilizadas dinâmicas, buscando que os participantes visualizassem determinadas situações de gênero, que mesmo que vividas cotidianamente, acabam passando despercebidas. RESULTADOS: Inicialmente os adolescentes se mostraram apreensivos com as temáticas de Gênero, Sexualidade e Namoro na Adolescência, porém eles próprios elencaram outros temas que seria relevante discutir, como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e suas formas de prevenção, além de gravidez e preservativos. Apesar dessas temáticas serem amplamente divulgadas na mídia os adolescentes relataram ainda haver muitos tabus e preconceitos atrelados à tais temáticas, introduzindo a uma discussão aprofundada e participativa. Uns dos pontos altos da oficina foram às dinâmicas que problematizaram as questões de gênero, onde permitiu que as concepções construídas durante todo um processo histórico pudessem ser compreendidas. CONCLUSÃO: Diante disso, a educação em saúde se concebe como forma mais coerente de se trabalhar a saúde em todas as idades, uma vez que, ela permite a troca de saberes e o reconhecimento de fatores socioeconômicos e culturais presentes nas comunidades, sendo ainda importante a continuidade de práticas emancipadoras que tornem o sujeito critico e reflexivo, capaz de atuar ativamente na sua realidade.